O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que funciona dentro da Secretaria do Trabalho (antigo Ministério do Trabalho) traz dados que mostram que a pandemia do Coronavírus, assim como em demais municípios, afeta também Iporá.
No mês de abril/2020, em relação a março deste mesmo ano, o número de admissão de novos empregados (assinatura de carteira de trabalho) diminuiu em muito. Em março teve 210 novos contratados em empresas de Iporá. No mês seguinte, já sob forte impacto da pandemia, fechamento do comércio e decreto de isolamento social, os novos contratados foram somente 88.
Em março o número de desligamentos, que foram 120, ficou acima da metade do número de novos contratados. Já no mês seguinte, o número de demissões (desligamentos) foi maior do que as novas contratações. Enquanto tivemos 107 demissões, os novos de carteira assinada em Iporá foram apenas 88. Portanto, mais se demitiu do que contratou-se em abril de 2020 em Iporá.
O Caged ainda não liberou os dados do mês de maio, mas provavelmente serão piores, com um número de demissões que deverá ser maior do que as contratações.
O mercado de trabalho em Iporá, nos primeiros meses deste 2020 (janeiro e fevereiro), vinha mostrando bons números, mas agora amarga um momento ruim com a pandemia, a qual restringe atividades empresariais e que não tem previsão para início da reabilitação.
Março/2020
Admissões = 210
Desligamentos = 120
Saldo positivo = – 90
Abril/2020
Admissões = 88
Desligamentos = 107
Saldo negativo = – 19