Ação ocorre em cinco cidades goianas e envolve 71 ordens judiciais, incluindo 36 mandados de prisão e 35 de busca e apreensão

A Polícia Civil de Goiás deflagrou, na manhã desta quarta-feira (28), a 19ª fase da Operação Destroyer, com ações em São Luís de Montes Belos e em outros quatro municípios goianos: Goiânia, Trindade, Goianira e Rialma. Batizada de Excidium, a operação tem como objetivo desarticular uma organização criminosa investigada por tráfico de drogas e associação para o tráfico.
Ao todo, foram expedidas pela Justiça 71 ordens judiciais, sendo 36 mandados de prisão e 35 de busca e apreensão. A ofensiva busca identificar e responsabilizar integrantes do grupo, além de reunir provas sobre a atuação da organização criminosa no estado.
Até o momento, a Polícia Civil não divulgou o número de mandados cumpridos especificamente em São Luís de Montes Belos, nem informou quantas pessoas foram presas ou quais materiais foram apreendidos no município.
Durante o cumprimento dos mandados, os investigadores podem recolher aparelhos celulares, documentos e outros objetos considerados importantes para o andamento das investigações.
São Luís de Montes Belos já foi alvo da operação
Esta não é a primeira vez que São Luís de Montes Belos aparece entre os municípios investigados pela Operação Destroyer. Durante a sétima fase, a Polícia Civil cumpriu 40 ordens judiciais nas cidades de Goiânia, Trindade e São Luís de Montes Belos, também relacionadas ao combate ao tráfico de drogas.
A presença do município em diferentes etapas da investigação demonstra a continuidade das ações policiais na região, com foco na identificação de suspeitos e no enfrentamento de atividades criminosas.
Operação já bloqueou quase R$ 500 milhões
Iniciada em 2023, a Operação Destroyer é considerada pelo Governo de Goiás a maior ofensiva contra facções criminosas já realizada no estado.
Desde o início das investigações, foram cumpridas mais de 860 ordens judiciais, além do bloqueio de aproximadamente R$ 500 milhões em bens e contas bancárias vinculados a suspeitos e empresas investigadas por possível utilização na movimentação de recursos ilícitos.
A estratégia da Polícia Civil envolve a prisão de suspeitos apontados como lideranças, a apreensão de materiais utilizados nas atividades criminosas e o bloqueio de recursos financeiros que, segundo as investigações, seriam destinados à manutenção do tráfico de drogas.
Com a nova fase, as autoridades pretendem aprofundar as investigações e enfraquecer a estrutura operacional e financeira das organizações criminosas que atuam em Goiás.
Novas informações sobre prisões e apreensões poderão ser divulgadas pela Polícia Civil ao longo da operação.
