O objetivo de reforma agrária e que faz com que terra antes improdutiva passe a estar de posse de quem quer trabalhar, é plenamente atingido com o exemplo de Nilva Barbosa de Pina. Ela, juntamente com o marido Sebastião Claudionor Rezende, faz de oito alqueires no Assentamento Conquista, município de Caiapônia, um exemplo de muita produtividade.
A principal atividade do sítio é a criação de galinhas poedeiras. Nos próximos dias eles já vão começar a comercialização de ovos. Com detalhado estudo sobre todos os segredos desta atividade, o casal está na perspectiva de grande produção de ovos. Como recomendado por pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias, adotaram a espécie Embrapa 51, um tipo de galinha adequada para boa produção de ovos.
São 662 galinhas que iniciam a postura. Estão em galpões, mas que estarão também em área aberta de gramíneas. Nilva conta que a produção de ovos foca o estilo orgânico, que propicia um alimento mais saboroso e nutritivo. O casal já planeja para os próximos dias a colheita diária de ovos e a comercialização em toda região. Quem mais cuida da granja é a esposa, Nilva Barbosa de Pina, já que o marido tem outra atividade profissional, uma vez que o sítio ainda não dá a renda de que a família precisa. Ela já propaga o seu whatsapp para futuros clientes de ovos: 64 9 9625-8927.
A história de Nilva e Sebastião mostra o esforço de quem vem de origem humilde e sonha em prosperidade, e melhores condições de vida para a filha do casal, a qual poderá ter certamente um futuro ainda melhor. Dentro do sítio, eles investiram economias que juntaram por alguns anos. Galpão para galinhas, toda estrutura necessária, casa e tudo mais que faz o sítio ser um lugar agradável para viver e trabalhar.
O casal está feliz com o rumo que estão dando para suas vidas. Nilva afirma que valeu a pena o trabalho de muitos anos dela como cozinheira profissional e dele como tratorista. As economias deles estão em empreendimento bem pensado e muito promissor.
No Assentamento Conquista são dezenas de sitiantes. A grande maioria deles atuam na criação de gado e plantação de lavoura. Mas Nilva e Sebastião inovam com uma granja. Claro que não está descartado que em uma terra de oito alqueires outras atividades futuras serão desenvolvidas.