Na tarde da última sexta-feira, 21, dois eventos levaram alunos e a comunidade externa até a Fazenda-Escola do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) – Câmpus Iporá.
Os eventos aconteceram no setor de Bovinocultura e foram direcionados aos produtores rurais da Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares de Iporá e Região (Coomafir) e Associação de Moradores e Produtores Rurais da Região da Cabeceira da Santa Marta (Aprosanta). Cerca de 160 pessoas participaram das atividades.
Às 13h30 aconteceu a Segunda Mostra de resultados da pesquisa “Diagnóstico das características produtivas, sociais e econômicas dos produtores rurais de Iporá e região”, apresentada pelos alunos do curso de Agronegócio e bolsistas do projeto.
Logo em seguida, ocorreu o Dia de Campo, um momento em que os produtores e alunos receberam instruções sobre diferentes temáticas: plantas forrageiras e adubos verdes; manejo de pastagens e cultura do milho; sistema de ordenha “balde ao pé” e manejo de bovinos leiteiros; e seleção de variedades de abóbora e batata-doce para alimentação animal e humana.
O Dia de Campo é parte da pesquisa “Ações participativas para a melhoria das características produtivas, sociais e econômicas dos produtores rurais de Iporá e região”.
Os eventos são uma realização do Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas ao Agronegócio (CEPAA) e do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio do Câmpus Iporá do IF Goiano.