As aulas do curso de Engenharia já vinham sendo ministradas na Faculdade de Iporá (FAI) desde o mês passado. Mas foi ontem, segunda-feira, 14, no auditório deste estabelecimento de ensino superior, que houve a recepção oficial aos calouros do novo curso de Engenharia, tido como a melhor novidade do ensino em Iporá neste ano de 2014.
Raimundo Fonseca, doutor e diretor da Faculdade de Iporá (FAI), juntamente com seus auxiliares, recebeu também alguns representantes de segmentos sociais e políticos da cidade para recepção aos calouros do curso de Engenharia. A solenidade contou com o líder político Naçoitan Leite e vereadores Wenio Pirulito e Cleudes Alves. Lá estava a secretária municipal de educação, Olímpia Vaz e o inspetor Regional do CREA-GO (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), José Antônio Nunes. Pela FAI, recepcionaram também os calouros Dina Machado (professora), Amaranta Pinheiro (da área de Marketing), Keila Cristina Guimarães (Gerente Acadêmica) e Neyrander José Pereira (Coordenador do Curso de Engenharia).
O curso de Engenharia da FAI tem 88 alunos. São 44 no período matutino e outros 44 no período noturno. Eles foram recebidos para um café da manhã oferecido pela Faculdade. Antes, vídeos e palavras motivacionais. Raimundo Fonseca, diretor da FAI, lembrou a eles sobre as dificuldades desses cinco anos de curso, alertando-os de que precisarão serem determinados para o objetivo profissional para o qual traçaram. Advertiu os alunos de que será preciso administrar o tempo, priorizando o curso de Engenharia como um projeto de vida. Fonseca advertiu de que o curso de Engenharia é o de mais evasão escolar, mas pediu que sejam perseverantes na meta. O diretor afirmou que a FAI quer ser exemplo para o Estado de Goiás ao oferecer o melhor curso de engenharia do Estado.
Neyrander José Pereira, coordenador do curso e que é engenheiro, disse aos calouros sobre a grande perspectiva profissional para a carreira daquele que concluir estes cinco anos de aprendizado. Lembrou sobre a comodidade de se frequentar curso na cidade aonde vivem, citando seu exemplo, de quem teve que estudar Engenharia em cidade distante dos seus pais. Pelo CREA-GO, falaram José Antônio Nunes (inspetor) e Márcio Rodrigues (agente de fiscalização). Eles colocaram a instituição que reúne os profissionais da área de Engenharia a disposição dos alunos.
Políticos presentes enaltecem ação arrojada da FAI
Naçoitan Leite, líder político presente, e Wenio Pirulito, vereador, no uso da palavra, na recepção aos calouros, fizeram elogios a Raimundo Fonseca pela ação arrojada de trazer o curso de Engenharia para Iporá. Naçoitan relembrou a luta para se conseguir junto ao Ministério da Educação a legalização do curso e frisou que Raimundo Fonseca é um lutador e realizador e que merece o apoio de todos pois esse curso de Engenharia significa muito para Iporá e região. O vereador Wenio Pirulito destacou que um curso como esse faz com que muitos filhos de Iporá deixem de morar longe para estudar. Citou seu exemplo como pai de universitários que hoje estão longe de Iporá.