O Ensino de Jovens e Adultos (EJA) em Iporá dimensiona ações também para a área da leitura. Depois de aprender a escrever, a prática de viver as estórias nos livros é o caminho que dá a vida um novo prazer! Jesuíta Júnia da Costa (Professora Jeusa), coordenadora do Programa de Educação Jovens e Adultos (EJA) no Município, juntamente com a professora Maria da Guarda, estão direcionando ações para que os alunos apeguem aos livros.
Recentemente, em dias de Festa de Maio, os alunos foram levados à barraca onde a autora Ironita Mota expunha suas obras e de outros autores goianos. Os alunos encontraram na autora um incentivo para a leitura. Conta a professora Maria da Guarda que os alunos ficaram encantados de conhecer pessoalmente uma escritora. Um dos alunos, de 67 anos, pela primeira vez, comprou uma obra literária, passou a ler a estória, já que agora, sendo alfabetizado, isso é possível. Ficou maravilhado!
O projeto do EJA voltado para essa área chama-se LER, CONHECER, EDUCAR-SE E APRENDER. É na Escola Municipal Valdivino Ferreira que esse apego à leitura está sendo mais enfatizado. Maria da Guarda, a professora, conta que os alunos estão gostando também da obra de Cora Coralina, famosa autora goiana.
Aos alunos do EJA Maria da Guarda ressalta sempre para eles que nunca é tarde para estudar, aprender e viver novas experiências, destas que não tinham sido ainda possíveis.