A cidade de Ivolândia tem o privilégio de viver 27 anos sem que o 7 de setembro fique em branco. Isso é raro no interior brasileiro. Lá, os desfiles cívicos são frequentes. E o que não falta de forma alguma é uma gincana comemorativa da data da Pátria. Isso ocorre há 27 anos.
A iniciativa é do Colégio Estadual Antenor Padilha. Dentre os que promovem, destaque para o abnegado professor Manoel Malaquias de Medeiros, o Lico. Ele é um educador amante dos esportes e não admite a possibilidade de um 7 de setembro em Ivolândia que não tenha atividade cívica e recreativa.
Mais um ano consecutivo o feriado foi de muita alegria, com apresentações, brindes e principalmente, de demonstração de patriotismo. São oportunidades de muita diversão, não somente para os alunos e crianças em geral, mas para toda comunidade local, e os visitantes, que tem aumentado a cada ano.
O incansável professor Manoel Malaquias de Medeiros (Lico), tem sempre na animação a ajuda voluntária do professor Manoel Francisco de Oliveira (Manú). É importante ressaltar que o evento é realizado com um trabalho em equipe, desde os funcionários da escola, voluntários, comerciantes e demais pessoas da localidade e das cidades circunvizinhas, em especial de São Luís de Montes Belos e de Iporá. Entre as tradicionais brincadeiras estão: pau- de- sebo, quebra pote, pega da leitoa ,pega do garnizé , corridas: do saco, do ovo, bicicleta ,atletas, além de imitações, disputas de danças, músicas e muito mais.
Neste ano mais uma vez a Banda Marcial São Sebastião, de São Luís de Montes Belos, que juntamente com a Polícia Mirim, abrilhantou a festa. (Texto: Manoel Francisco de Oliveira – Supervisor do PROEMI-JF SRE de Iporá)