Diante da divulgação pelo MEC dos resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) na última sexta-feira, 05, a equipe gestora do Colégio Estadual de Aplicação, em Iporá, comemorou os resultados positivos obtidos pela Unidade Escolar. Enquanto a meta prevista era alcançar 5,5 no Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano) e 5,0 no Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano), a escola alcançou 6,3 e 5,3 respectivamente. No Ideb 2011 a instituição não obteve resultados tão bons, ficando com 5,0 (a meta era 5,2) para os anos iniciais e 4,1 (a meta era 4,6) para os anos finais, portanto abaixo dos índices estabelecidos.
O Ideb é um indicador da qualidade do ensino oferecido nas escolas e é calculado a cada dois anos a partir das médias obtidas por estudantes em exames nacionais, como a Prova Brasil ou Saeb, e das taxas de aprovação escolar. Segundo a diretora do Colégio Aplicação, Nilza Vaz dos Santos Silva, o Ideb 2013 é o reflexo do empenho e do trabalho desenvolvido pelos professores e por toda a equipe escolar no sentido de melhorar o aprendizado dos alunos.
Apesar de ser uma escola que apresenta algumas carências, a instituição superou barreiras e encontrou alternativas para incentivar a aprendizagem. Iniciativas de sucesso foram a implantação de projetos inovadores, por meio de programas do Ministério da Educação, como o Mais Educação e o Pibib (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), executado em parceria com a UEG – Universidade Estadual de Goiás. A escola conta ainda com dois reforços importantes: a Polícia Militar, através da Patrulha Escolar, e o Conselho Tutelar, que apoiam o Grupo Gestor em relação à mediação de conflitos entre os estudantes. (Elizabeth Barbosa Araujo – GO 00758 JP)