Pesquisa do câmpus de Iporá do IF Goiano é apresentada na Grécia
Uma pesquisa na área de Informática realizada no Câmpus Iporá foi apresentada na International Conference on Imaging Systems & Techniques, que aconteceu entre os dias 14 e 17 de outubro, na cidade de Santorini, na Grécia.
O trabalho foi desenvolvido no câmpus pelo professor Rafael Feitosa e seu orientando de iniciação científica, Marcio Navas Filho, que é aluno do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Também são autores do trabalho os professores Leandro Oliveira, da Universidade Federal de Goiás (UFG), e Díbio Borges, da Universidade de Brasília (UnB).
O título do trabalho apresentado, traduzido para a língua portuguesa, é “Um modelo matemático para redução do espectro provável de tons de pele humana no espaço de cores RGB”. O estudo desenvolveu um modelo matemático que permitisse a detecção de padrões de cores da pele humana em imagens digitais. Este modelo pode ter aplicações em tecnologias como detecção e reconhecimento facial, reconhecimento de gestos, detecção de pornografia e rastreamento de pessoas, por exemplo.
A conferência em que o trabalho foi apresentado é promovida pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), uma organização internacional cuja principal atribuição é estabelecer padrões para formatos de computadores e dispositivos eletrônicos.
Segundo o professor Rafael, “o aceite e a apresentação do trabalho em um evento da IEEE indica que o Câmpus Iporá está contribuindo de forma muito relevante para a ciência e a produção de tecnologia”. (Do site do IF Goiano – ifgoiano.edu.br/ipora)