Desde sua criação, o IF Goiano – Câmpus Iporá já soma cerca de 70 projetos de pesquisa desenvolvidos e em desenvolvimento. A pesquisa é uma atividade de produção de conhecimento e, nas instituições de ensino como o IF Goiano, está associada ao ensino e à extensão, que é quando o conhecimento adquirido ou desenvolvido é levado para a sociedade.
As pesquisas do câmpus envolvem alunos que participam dos projetos por meio de programas de iniciação científica, de forma voluntária ou com bolsa. Atualmente, o IF Goiano paga 20 bolsas para alunos de graduação, no valor de R$400, além de outras bolsas pagas por órgãos de fomento à pesquisa, como o CNPq, a CAPES e a FAPEG. Segundo a Coordenadora Geral de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do câmpus, Naildir Alves do Amaral Dias, cerca de 50 alunos, tanto do nível médio quanto superior, estão envolvidos hoje nesses programas de iniciação científica.
Ainda de acordo com a coordenadora, “os programas têm como principal objetivo o incentivo à formação de novos pesquisadores, privilegiando a participação ativa dos alunos e alunas em projetos de pesquisa com qualidade acadêmica e a orientação adequada por pesquisadores qualificados, de forma individual e continuada”.
Além disso, a coordenadora explica que a iniciação científica proporciona a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e processos, bem como fortalece a disseminação de informações e conhecimentos científicos e tecnológicos básicos, estimulando o pensar científico e a criatividade. Por fim, os projetos estimulam parcerias com outras instituições.
Dentre os projetos de pesquisa que estão em andamento, alguns foram aprovados na Chamada 017/2014 do CNPq, uma chamada que visou atender exclusivamente projetos dos institutos federais. Só nesta última chamada foram submetidos 15 projetos e, destes, 12 foram aprovados, gerando uma captação de mais de R$800.000 no ano de 2015.
Pós-graduação
Em recente contato com a imprensa, a professora Naildir informou que uma das metas da Coordenação de Pesquisa do Câmpus Iporá é investir na pós-graduação.
Recentemente, o Conselho Superior da instituição aprovou a implantação de 3 cursos de especialização nas áreas de ciências exatas, ciências biológicas e agronegócio. Os cursos já estão em andamento em outros câmpus e, em breve, devem ser implantados em Iporá.
Também está em fase de revisão o projeto de implantação de um mestrado acadêmico em Agroecologia e, em fase de estudos, uma proposta de mestrado profissional.
Tanto os cursos de especialização quanto os possíveis programas de mestrado serão gratuitos.
A pós-graduação é uma forma de estimular o desenvolvimento da qualidade acadêmica, científica e tecnológica. No IF Goiano, a implantação desses cursos visa à verticalização do ensino, que significa oferecer aos alunos uma formação desde o nível médio até a pós-graduação dentro da mesma área, como já acontece, por exemplo, no Câmpus de Rio Verde, que possui desde o nível técnico até o doutorado na área de Ciências Agrárias.