Sob a coordenação do professor José Geraldo Soares, o Câmpus Iporá do Instituto Federal Goiano vem consolidando seu trabalho de extensão em várias frentes.
A extensão é um dos pilares das instituições de ensino superior, em conjunto com o ensino e a pesquisa. A extensão consiste justamente em levar o conhecimento construído nas atividades de ensino e de pesquisa para a sociedade, gerando benefícios tanto para a comunidade quanto para a formação dos alunos.
Um dos trabalhos de extensão do IF Goiano é a contribuição para implementação e revegetação do Parque Ecológico de Iporá. Por meio de eventos, a extensão já contribuiu também com diversos dias de campo, Feira Agrotecnoeste, jogos estudantis, Festarci (evento cultural), Encontro Anual de Tecnologia da Informação (Enati) e Semana de Ciência e Tecnologia. Além disso, a extensão viabiliza estágios para os alunos.
Para realizar esses trabalhos, já foram feitas parcerias com Emater, Agrodefesa, Embrapa, UEG, Secretaria Estadual de Educação, Secretaria Municipal de Educação, Prefeitura Municipal de Iporá, CDL, Comigo, Procria, Laticínio Centro-Oeste, Laticínio Vida, Coomafir, Arte Pharma, Nova Pharma, Agrovida, indústrias químicas, fazendas, entre outras empresas.
O professor José Geraldo Soares, gerente de extensão, afirma que este trabalho gera integração da comunidade interna do IF Goiano com a sociedade. Ele afirma que em 2015 o foco será na continuidade e intensificação deste trabalho.