Conforme o jornal Oeste Goiano já divulgou, alunos de escola em Iporá são premiados pelo CNPq, São os jovens que criaram o robô capaz de localizar uma pessoa por ruídos e pela temperatura corporal.
Estes alunos premiados pelo CNPq são Geziel Braga, Guilherme Henrique e Lucas Cardoso. Eles estudam no Centro de Ensino em Período Integral (CEPI) Osório Raimundo de Lima. O Jornal O Popular que são três jovens goianos e que são de Iporá, região central do Estado, foram premiados na Mostra Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico promovida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Geziel Braga, Guilherme Henrique e Lucas Cardoso, ao longo do último ano, criaram o robô “Besourinho”, que possui um conjunto de sensores e dispositivos eletromagnéticos e sonoros com a capacidade de localizar uma pessoa através de ruídos e da temperatura corporal. O robô, de pequeno porte, pode auxiliar no resgate de pessoas sob escombros, por exemplo.
Os jovens ganharam bolsas de Iniciação Científica Jr. do CNPq.
Matéria no Jornal o Popular!
A Gestão Municipal parabeniza os alunos e deseja que muito mais possa ser produzido agora com essa bolsa de iniciação Científica que aguçará ainda mais a capacidade intelectual individual de cada um, com certeza esse foi um grande passo que mostrou que Iporá tem talentos de jovens antenados com as novas tecnologias.
Fiquem atentos! Vai começar o período chuvoso, e devemos estar com a atenção redobrada, pois é nessa época que o mosquito da DENGUE entra em ação, vamos continuar firmes junto com a Prefeitura Municipal na luta contra esse mal. Faça sua parte, ajude a combater o mosquito. Colabore também não colocando o lixo em árvores, ou nos canteiros centrais, utilize as lixeiras da Prefeitura ou particulares. FAÇA A SUA PARTE!