Ao longo do ano de 2015, estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Ariston Gomes da Silva, vinculados ao projeto Jovem de Futuro do Instituto Unibanco, destacaram-se no desenvolvimento de diversas ações culturais e socioambientais no município de Iporá.
Sob a coordenação e orientação dos professores Alex Rios e Gizélia Beatriz Silva, 33 alunos, denominados Agentes Jovens, atuaram com muita responsabilidade e engajamento na execução de projetos pilotos do colégio e com instituições parceiras, os quais poderão, ao longo dos próximos anos, promover muitas mudanças na região, sobretudo na área ambiental, sendo eles:
• Projeto Gota a gota: consiste em coletar semanalmente cerca de 1.300 L de água dos ares condicionados do colégio para uso na limpeza de saguões, salas e banheiros.
• ExpoAriston: evento interdisciplinar e multicultural realizado no segundo semestre, aberto para a comunidade, que em sua primeira edição focou a cultura espanhola por meio de apresentações e culinária.
• Instalação de pluviômetro didático: em parceria com a Universidade de Rio Verde campus Caiapônia, implantou-se um pluviômetro confeccionado com reaproveitamento de materiais para trabalhar com os estudantes conhecimentos de climatologia, estatística e meio ambiente.
• Produção de mudas: iniciado no segundo semestre deste ano, o propósito desse projeto consiste em estruturar um viveiro para produzir mudas de espécies nativas do Cerrado e cultivadas, as quais podem ser utilizadas na ornamentação, arborização da cidade e na recuperação de áreas degradadas.
• Educação Ambiental: iniciado esse ano consiste em realizar visitas campo e a participar do projeto Protagonismo Juvenil para o Desenvolvimento Sustentável do Cerrado, ofertado pela Associação CAJUEIRO – Centro de Formação Assessoria e Pesquisa sobre Juventude, Coopercoisas, Instituto Federal Goiano campus Iporá e Universidade Estadual de Goiás (UEG) campus Iporá. As ações realizadas têm proporcionado aos agentes jovens a perceber o meio em que vivem sob uma perspectiva holística e atuar de forma mais crítica e consciente.
Em 2016 os projetos iniciados nesse ano letivo terão continuidade, sendo que os Agentes Jovens veteranos servirão de modelo para capacitação dos estudantes que terão interesse em participar do Jovem de Futuro no Colégio Est. Ariston Gomes da Silva.