A UEG, IF Goiano, juntamente com as escolas parceiras do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), realizaram ontem, 18, uma carreata de protesto contra os cortes de, pelo menos, 50% do número de bolsas em 2016 do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), anunciados pela CAPES/MEC (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Ministério da Educação), vinculados ao Governo Federal.
Com carro de som foram às ruas do centro de Iporá mostrando para a sociedade a indignação contra um recurso que é fundamental na formação de docentes. O Programa tem contribuído com a formação de qualidade de uma nova geração de professores da Educação Básica, constituindo-se em uma referência no sentido da valorização da educação e de seus profissionais.
O PIBID é uma política de estado, que cria mecanismos concretos de articulação entre instituições e sujeitos de todo o país, movimentando uma rede de trabalho e formação. O PIBID lida com demandas que se acumularam no campo da educação, fornecendo bolsas de auxílio aos acadêmicos participantes. Assim, vem contribuindo para aumentar o interesse dos jovens pela profissão docente, ajudando-os a construir a própria identidade profissional e a permanecer na licenciatura até concluir os estudos.
Em paralelo, também contribui com a profissionalização e formação continuada dos professores formadores e inaugura um espaço privilegiado de diálogo e de trabalho integrado, derrubando os muros que separavam Instituições de Ensino Superior e escolas da Educação Básica.
Atualmente o PIBID atende o Colégio Ariston Gomes da Silva, Escola Estadual de Aplicação, Escola Estadual Edmo Teixeira e a Escola Estadual Israel de Amorim. Os cursos de Biologia, Geografia, História, Letras e Matemática da UEG contemplam quase 70 bolsistas, sendo 55 alunos, 8 supervisores e 5 coordenadores de área. E o curso de Química do IF Goiano possui 5 alunos, 1 supervisor e 1 coordenador de área. As manifestações estão acontecendo a nível nacional e podem ser acompanhadas nas redes sociais, sob o título Grupo #FicaPIBID.