O Colégio Estadual Ariston Gomes da Silva, que já tem desenvolvido muitos projetos de destaque na área ambiental e esportiva, agora desenvolve um projeto de iniciação científica que visa levar o aluno a ver, praticar e entender melhor a aplicação de conhecimentos aprendidos em sala de aula.
Com a parceria do Professor de Química, Ricardo Silvério Gomes Pinheiro, que foi professor na escola por três anos seguidos, foi criado o projeto ICJ Ariston (Iniciação Científica Junior no Colégio Ariston). O projeto visa principalmente levar os alunos à posição de pesquisadores, dando a eles um problema que será resolvido de forma a trazer benefícios à sociedade e ao meio ambiente.
O projeto idealizado pelo professor Ricardo Silvério recebeu apoio total da diretora Silvânea Toscana e toda sua equipe.
O Colégio Ariston possui um Laboratório de Ciências que permite o desenvolvimento de trabalhos desse nível, já que possui muitos reagentes químicos e alguns equipamentos como: balança digital, centrífuga, vidrarias diversas e espaço para realização de todo procedimento experimental com segurança.
Devido a isso, a ideia principal do ICJ Ariston foi procurar um problema que os alunos pudessem solucionar utilizando os recursos oferecidos pelo Laboratório de Ciências.
A escola providenciou mais jalecos para que fosse dado início ao projeto. Esses jalecos foram essenciais à segurança dos alunos durante os procedimentos realizados.
A equipe de alunos pesquisadores foi formada por 5 estudantes do 2º ano do ensino médio, sendo eles: Waldemar Neto, Lorena de Sá, Samuel Pacheco, Neyber Amaral e Wélida Caroline.
Inicialmente foi feita uma reunião com esses alunos para falar sobre o projeto, os objetivos e escolhermos um problema para ser pesquisado. O tema escolhido foi “Análise de Chumbo em chumbadas de pesca, tinturas de cabelo e solução de bateria”.
A escolha desse tema se pauta numa problemática local, levando em conta os riscos que o chumbo pode trazer aos seres humanos e à natureza.
Esse elemento químico apresenta certas características que o torna nocivo aos seres vivos, como o fato de ser tóxico e apresentar efeito cumulativo nos corpos que o absorvem. Em relação ao tema, estão sendo analisadas substâncias de uso comum ao nível local, como a chumbada usada na pesca e a tintura de cabelo muito utilizada pelo público feminino. Essas tinturas, segundo dados da ANVISA, podem conter até 0,6 % de acetato de chumbo.
A problemática das baterias é um assunto que vem tendo muito destaque local, e nesse trabalho o foco foram baterias de carro e motocicletas, que contém chumbo e uma solução aquosa de ácido sulfúrico. Assim, a solução ácida da bateria pode não ser somente corrosiva, mas pode ou não apresentar certas quantidadesde chumbo, e por ser facilmente retirada ou mesmo derramada, dependendo a forma como houver o descarte da mesma, pode causar contaminação. Mas as pesquisas realizadas que vão demonstrar se de fato há chumbo dissolvido na solução de bateria.
Os alunos tiveram inicialmente uma aula de instruções de como se portar no Laboratório, bem como o uso de óculos de proteção, luvas, conheceram reagentes, vidrarias e os procedimentos que seriam realizados. Nas análises estão sendo utilizados métodos químicos de identificação e quantificação de chumbo. Os resíduos de chumbo produzidos nesses processos estão sendo armazenados, já que podem contaminar seres vivos,o solo e água se descartados pela pia.
O projeto teve início em maio de 2016 e encerrou agora a primeira etapa de análises. Será retomado em agosto. Os alunos participantes estão ansiosos para divulgação dos resultados já obtidos. No encerramento dessa etapa, foi pedido que fizessem algumas consideraçõessobre o que aprenderam, o que gostaram, o que esperam do projeto e o que entendem por Ciência.
Aluno 1 – Aprendi a colocar em prática o que aprendi na sala de aula (em Química ). Para mim, fazer Ciência é fazer experiências, descobrir coisas novas, conseguir provar com experiências e pesquisas se algo é realmente verdadeiro. Com os resultados desse projeto saberemos se a sociedade está exposta a perigos, quais as consequências que isso pode trazer e as precauções que devem ser tomadas!Para mim, a próxima etapa é mostrar à sociedade tudo que fizemos e o que descobrimos e concluímos com isso!
Aluno 2 – A ciência contribui em muitos aspectos em nossa vida, então saber um pouco sobre ela, e ter um conhecimento, é fantástico. Utilizamosas matérias que aprendemos na sala de aula sobre compostos químicos e as suas reações.Até agora ficamos felizes pelos resultados, pois nosso foco não é de um resultado para condenar ou denunciar ninguém, até então nosso objetivo é de ter certeza da composição do que estamos usando e se o que dizem no rótulo é verídico.
Aluno 3 – Aprendi processos e reações químicas até então desconhecidas; aprendi os perigos do chumbo e algumas de suas propriedades; aprendi os processos de realização de um experimento químico; aprendi que nem tudo na Química pode dar certo de primeira e também aprendi algumas reações.Fazer ciência para mim pode ser definido como colocar teses em prática, transformar algo que até então estava apenas idealizado em processos que vão validar ou não essas ideias, além de proporcionar a toda a sociedade novos conhecimentos.Com a divulgação correta, nosso projeto pode alcançar grandes níveis, uma vez que coloca a tona essas informações. Grande parte da população que utiliza esses produtos que possivelmente possuem chumbo, ficarão a priori assustados, pois possivelmente lidam com produtos que possuem esse metal pesado e não sabiam.
Aluno 4 – Aprendinovas composições químicas e também a forma pela qual conseguimos encontrar chumbo em soluções. Se conseguirmos encontrar chumbo em alguns produtos que testamos (tinta de cabelo),poderemos ter uma noção da quantidade e do perigo que isso pode causar.
Aluno 5 – Aprendi como detectar chumboe também como calcular mol/l. Foi um passo para o meu sonho, que me deixou feliz, por participar da iniciação científica. Os resultados da pesquisa ajudarão a descobrir quais produtos tem chumbo, para podermos evitá-los e não nos fazer mal. Estou ansioso pelos próximos resultados,já que tudo é educativo e de grande importância.
O projeto está em execução, e assim que for encerrado, serão divulgados os resultadosobtidos. Pretende-se após essa primeira fase, criar novas equipes para que seja dada continuidade com novas temáticas, e que isso possa atender a toda demanda da escola. O projeto está sempre aberto a novas ideias, a fazer parcerias com outras instituições e a receber propostas depesquisas até da população em geral.