Sem ter desfile há muito tempo, o 2016 é mais um ano com a continuidade da mesma frieza com relação à Semana da Pátria em Iporá.
Nem mesmo o hasteamento do pavilhão nacional tem sido feito nestes dias. O Colégio Estadual Ariston Gomes da Silva, a maior escola da cidade, é desses estabelecimentos que nem a bandeira foi hasteada nesta semana. Pelo menos até hoje, dia 5, o antepenúltimo dia da semana cívica, não se fez hasteamento.
A Subsecretaria Regional de Educação, órgão que administra a rede estadual, não deu nenhuma orientação para que as escolas façam atividades cívicas. Apenas recomendou, ainda no início do ano, que as datas comemorativas fossem trabalhadas dentro da programação do ensino.
Quem se preocupou mais um pouco com atividades cívicas foram as escolas municipais. Acompanhadas pela da Banda Polícia Militar, teve hasteamento em cada uma delas, às 8 da manhã destes dias de Semana da Pátria. Nesta terça-feira, 6, todas as escolas do município vão estar no hasteamento, defronte à Prefeitura. Algumas escolas estaduais vão mandar alunos ao local para esse ato cívico.
Mas o 7 de setembro deverá ser totalmente silencioso com relação à Pátria. A Banda da Polícia Militar que é muito solicitada nestas ocasiões vai atuar em outros municípios. Tem uma programação na tarde desta terça-feira em Diorama. A BPM vai estar em grande desfile na manhã de 7 de setembro, em Caiapônia, onde vão se reunir todos para homenagear a pátria. Neste mesmo dia, a Banda da PM segue para uma atividade física em Sanclerlândia, pela tarde e, à noite, um evento de 7 de setembro em Ivolândia.