Uma solenidade na Câmara Municipal de Iporá, na manhã desta quarta-feira, 26, durante sessão, homenageou duas escolas municipais da cidade: Valdivino Silva Ferreira e Dona Ritinha.
Por iniciativa do vereador e presidente da Comissão de Educação da Câmara, Cleudes Alves (PP), as duas escolas receberam uma Moção de Aplauso que é expediente manifesto por todo o Legislativo em razão do desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
O vereador apresentou o pedido para que as escolas fossem homenageadas e todos os demais consentiram, votando unanimemente em favor da entrega dessa honraria.
Diretoras, professoras e alunos foram ao plenário da Câmara Municipal para esse ato solene. Lá estavam Sônia Luiza Santos Teles, diretora da Escola Municipal Valdivino Silva Ferreira, e Hérica Cristina Barbosa Soares, professora do 5º ano nessa escola. Pela Escola Dona Ritinha estavam Maria Nalma Guimarães, diretora, e a professora de 5º ano, Hellen Carolina Rodrigues Santos Silva. Estava presente também a secretaria municipal de educação, Olímpia Vaz.
Segundo nos afirmou Cleudes Alves, na condição de presidente da Comissão de Educação da Câmara, não podia deixar passar em branco um elogio para essas duas escolas que na prova do IDEB ficaram em excelente colocação, o que demonstra o empenho dos profissionais destes estabelecimentos e o nível de ensino que conseguem disponibilizar para os alunos. Cleudes Alves afirmou que essas conquistas das duas escolas é resultado de um esforço de todos em cada uma das escolas e da gestão municipal. Ele salientou que isso mostra mais uma vez a importância do trabalho em equipe.
Sobre a Escola Valdivino Silva Ferreira, por exemplo, o vereador informa que o Ministério da Educação tem uma meta de que se consiga nota 6.2 em 2021 e já neste ano a nota chegou a 7.2, muito acima do que esperava para um futuro ainda distante.
A Escola Dona Ritinha obteve nota 7.1 e o que esperava dessa escola para 2021 era 5.8. Portanto, muito antes disso, o ensino público dessa escola já eleva a um nível extraordinário. O vereador atribui todo esse mérito à gestão municipal, à secretária Olímpia Vaz, as diretoras das duas escolas e às professoras de 5º ano, salas que fizeram a Prova Brasil em 2015 e, agora, quando reveladas as notas, verifica-se esse êxito alcançado.