Fátima Maria de Jesus, que era coordenadora pedagógica na Subsecretaria Regional de Educação, assumiu o cargo de Subsecretária, em lugar do professor Jerônimo Martins Brito, que nos últimos anos esteve nesta função. A mudança ocorre dentro de clima de consenso dentro do grupo político que em Iporá é ligado ao deputado federal João Campos. O próprio Jerônimo Brito sugeriu o nome da professora Fátima Maria de Jesus para substituí-lo.
A nova Subsecretária foi empossada mediante uma portaria que a coloca no cargo por 120 dias. Essa medida foi comum a todos os subsecretários, inclusive, em relação a alguns que foram reconduzidos ao cargo.
Depois desse prazo no cargo os novos subsecretários passarão por um período de formação e serão submetidos a um exame. Se aprovados, deverão permanecer nos cargos.
Sobre sua gestão a professora Fátima afirma que será um desafio, especialmente agora que a área é de escolas estaduais de 31 cidades, onde são mais de 90 gestores escolares. Por outro lado, apesar do desafio, professora Fátima afirma que o trabalho poderá fluir bem, uma vez que conta com uma equipe muito boa.
Professora Fátima ressalta o apoio e dedicação do deputado federal João Campos (PRB), bem como de seu filho Thiago Campos. Ela faz viagens em municípios desta região na segunda-feira e na terça-feira à tarde reúne com diretores de escolas, tudo isto com objetivo de preparativos para início das aulas em 23 de janeiro. Entre 17 e 20 de janeiro será momento de planejamento entre diretores e professores.
Professora Fátima afirma ser grata e admiradora do professor Jerônimo Martins Brito, ex-subsecretário, que confiou nela essa missão e com quem muito aprendeu. Quanto a Jerônimo Martins ficou de entrar em contato com esta reportagem para prestar contas de seus anos de gestão à frente da educação na região.