A Páscoa tem um significado muito maior que a tão sonhada visita de coelhos e espera por chocolates para os alunos dos Colégios Exato e Exatinho. Uma vez por ano nesta data religiosa, alunos, professores e colaboradores tem uma aula diferenciada, onde eles são os protagonistas – a Celebração da Ceia Pascal.
A Celebração acontece há 23 anos em Iporá. O tradicional evento tem por objetivo demonstrar aos pais e alunos o significado real da Páscoa, independente das religiões. “Nossa equipe de colaboradores, professores e alunos esperam por este dia que já é uma tradição em nossa instituição. Por respeitarmos as opções religiosas de nossos alunos e seus familiares é que optamos por esta forma ecumênica de demonstrar o real significado da Ceia Pascal”, explica a diretora Maura Antonia de Freitas Sousa.
São servidos durante a Celebração alguns alimentos como o pão, o vinho, além de uvas e ervas amargas, além da carne que representa o Cordeiro. Cada um desses alimentos, ao ser servido aos mais de 400 alunos da faixa etária entre 1 e 17 anos, é detalhadamente explicado pelo cerimonial, apresentando a simbologia de cada um dentro do contexto.
Corais com vozes dos alunos de diferentes turmas criam um ambiente que remete a época de Cristo. O espetáculo, apreciado por familiares e convidados, lota a Mansão Casa Verde todos os anos. Este ano mais de mil pessoas prestigiaram o evento. “Resido em Belo Horizonte e fiz questão de reservar esta data para estar em Iporá e prestigiar o evento. Meu filho, que é novato no Colégio Exato, me falou durante dias da expectativa dele e dos colegas. Ensaiamos juntos em casa a música da apresentação. Foi incrível. Uma bela aula de valores cristãos. Estão todos de parabéns”, conta Valdeir Viana, pai do aluno Enzo Gabriel Viana.
TEXTO E FOTOS DE LIZI DALENOGARI