O docente do curso de Ciências Biológica do Campus Iporá, Douglas Henrique Bottura Maccagnan, participou em coautoria de um capítulo de livro publicado pela CRC – Taylor & Francis Group, cuja venda está sendo realizada por sites de alcance mundial.
O livro “Stink Bugs – Biorational Control Based on Communication Processes” foi escrito com o objetivo de apresentar formas de monitorar e controlar percevejos, que causam prejuízos em muitas culturas agrícolas, por meios baseados no comportamento desses insetos, vislumbrando assim formas de produção com menor uso de pesticidas.
Além de pesquisadores de diversas instituições brasileiras, o livro conta com autores da Eslovênia, Estados Unidos e Itália. O professor Douglas conta que recebeu o convite para participar do capítulo “Use of Vibratory Signals for Stink Bug Monitoring and Control” quando realizava o Pós-Doutorado na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.
Ele explica que percevejos usam sinais vibratórios transmitidos pelo lenho da planta para a formação de casais com fins de reprodução. “Na época em que fui convidado para ajudar a escrever esse capítulo de livro, eu estava pesquisando uma forma de inibir a comunicação entre macho e fêmea de uma espécie de percevejo que é praga na cultura da soja e assim impedir que eles reproduzissem” conta o professor. “O convite para participar em um livro junto dos principais pesquisadores do mundo sobre o assunto é uma importante forma de reconhecimento e considero que também ajudará a divulgar o nome da UEG”.
Informações sobre a publicação podem ser acessada pelos links:
https://www.amazon.com/Stinkbugs-Biorational-Control-Communication-Processes/dp/1498732801