Detalhando o impacto do Zika Vírus no Brasil, apresentado como um problema social que passou por sua fase mais crítica, duas alunas do Colégio Exato de Iporá foram bastante elogiadas no London International Youth Science Forum, o maior fórum científico juvenil organizado no planeta.
O evento aconteceu por duas semanas em Londres, Inglaterra. Flávia Cristina, 16 anos, e Vitória Alves, 17, participaram de diversas palestras em áreas como Biologia, Matemática, Engenharia, Física e Astronomia. Na apresentação, as iporaenses focaram na questão social da doença, enquanto os demais participantes abordaram questões cientificas. A diferente abordagem chamou atenção dos avaliadores. Com a presença de diversas autoridades educacionais, inclusive a Embaixadora da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), Flávia e Vitória tiveram contato com diversas culturas e ambas pretendem seguir carreira cientifica. As alunas foram à Inglaterra acompanhadas pelo Professor Amarildo Júnior.
O networking no fórum é de grande importância para as alunas que estabeleceram contatos com palestrantes e pesquisadores, inclusive com representantes do Instituto de Pesquisas para Escolas. Chama atenção que o Colégio Exato foi o único Colégio da rede particular do mundo presente no Fórum que reuniu 450 estudantes de mais de 65 países de todos os continentes para refletir sobre a ciência. O tema de 2017 foi: “Science – Making Life Better” (Ciências: Construindo uma vida melhor).
Flávia e Vitória tiveram contato com diversas culturas