No dia 21 de setembro de 2017 ocorreu o III ENEPOPI (Encontro de Educação Popular de Iporá) na Universidade Estadual de Goiás (UEG) Câmpus Iporá.
Dando continuidade à proposta de formação crítica em Educação realizada nos dois encontros anteriores, a terceira e última edição do ENEPOPI desse ano teve por objetivo debater e refletir sobre o tema “O Neoliberalismo e a precarização da Educação e da Sociedade”.
Idealizado e coordenado pelos professores Alex Batista Moreira Rios e Marilda de Lima Oliveira Ferreira, o III ENEPOPI foi organizado pelo NEPE (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, da UEG Câmpus Iporá), realizado pela UEG campus Iporá e teve como parceiros a Central Única dos Trabalhadores (CUT), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (SINTEGO) e o NAPS (Núcleo de Apoio Psicossocial, da UEG Câmpus Iporá).
Além da presença de acadêmicos do Câmpus, participaram desse encontro estudantes da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e da Universidade Federal de Goiás (UFG). Durante o período matutino ocorreram dois momentos de discussão para tratar sobre os efeitos do neoliberalismo nas políticas públicas sociais e educacionais em curso no Brasil pelos professores Divino José Lemes de Oliveira e Paula Junqueira da Silva Rezende. Pela tarde, a professora Dayana Gomes Pereira ministrou a oficina sobre formação de lideranças.
Os certificados de participação, organização e monitoria do evento estarão disponíveis no site da UEG Câmpus Iporá a partir desta semana e permanecerão on-line durante 15 dias.
Embora as edições do ENEPOPI tenham se encerrado esse ano, há perspectivas para o desenvolvimento de novos encontros a partir do primeiro semestre de 2018, com foco nos professores da Educação Básica e movimentos sociais de Iporá e região.