Dentre 300 alunos que foram diplomados em Goiânia em cursos técnicos profissionalizantes de nível médio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce Goiás) estavam iporaenses, alunos do Colégio Ariston Gomes, sendo 6 de curso de técnico em segurança do trabalho e 21 do curso de agente de segregação e coleta de resíduos sólidos.
Esses alunos de Iporá receberam o diploma de conclusão nesta segunda-feira, 18/12, durante cerimônia no Teatro Goiânia, que contou com a presença da secretária Raquel Teixeira.
Participaram da formatura estudantes de 25 municípios. O curso técnico de segurança do trabalho (1.300 horas) em Iporá contou com a coordenação do professor João Ricardo Alves Moreira, enquanto que o professor Djalma Oliveira coordenou o curso ambiental (4 meses).
Tratam-se cursos técnicos que qualificam para ações profissionais. Este ato solene em Goiânia contou com a presença da diretora Silvânea Toscana e do coordenador regional de educação, professor Jerônimo Brito, além de Júnior Peres, que é filho desta região e que possui cargo de nível estadual na rede de ensino. Ele coordena esses cursos técnicos em todo o Estado.
Os cursos foram ofertados pela Seduce em parceria com o Ministério da Educação (MEC), por meio dos programas MédioTec/Pronatec e FIC (Formação Inicial e Continuada), que são de curta duração. Os estudantes a nível de Estado concluíram a qualificação em Logística, Informática, Segurança do Trabalho, Química, Manutenção e Suporte, Eventos e Agronegócio, Operador de Tratamento de Resíduos Sólidos, Operador de Tratamento de Água e Efluentes, Horticultura Orgânica, Agricultura Orgânica, Agente de Segregação e Coleta de Resíduos Sólidos, Higienista de Serviços de Saúde, Recepcionista em Serviços de Saúde, Agente Comunitário e Assistente de Planejamento.
Depois de saudar os jovens pela determinação em concluir os cursos técnicos profissionalizantes, a secretária Raquel Teixeira lembrou que um dos grandes desafios do poder público hoje é mudar radicalmente o perfil da escola para preparar os estudantes para um mundo que ainda não se sabe ao certo como será.
Alunos do curso de agente de segregação e coleta de resíduos sólidos
Alunos do curso de segurança do trabalho