Helenilza Maria de Jesus Oliveira, que é educadora com larga experiência em Jussara e que, em 2016, foi eleita vereadora pelo PTC, dá mais um salto em sua vida pública, sendo nomeada agora pelo governador Ronaldo Caiado (DEM) para ser a coordenadora regional de educação nos municípios jurisdicionados a Jussara. São eles: Matrinchã, Montes Claros de Goiás, Itapirapuã, Santa Fé de Goiás, Fazenda Nova, Britânia e Novo Brasil, além das escolas da própria Jussara.
A nomeação da jussarense saiu no Diário Oficial do Estado, na edição de edição de sexta-feira passada, 15, que mostra o Decreto que permite a ela tomar posse no cargo, fato que deverá acontecer nesta semana. Helenilza reúne os predicativos políticos e técnicos para a missão que terá pela frente. Além de ser do meio político, do grupo caiadista, tem a experiência de educadora com vasto currículo.
Ela é graduada em pedagogia pela UEG; pos-graduada em orientação educacional e tem especialização em mídias na educação e especialização em educação inclusiva e atendimento educacional. Desde 1987, atuou em diversas escolas e em programas educacionais no município de Jussara.
A nomeação da vereadora tem o aval do deputado federal José Mário Schreiner, o mais votado em Jussara nas últimas eleições. Conta com o aval do ex-vereador Arthur Junqueira, companheiro de luta de Caiado, desde muito tempo.
Em conversa com a reportagem do Oeste Goiano ela afirmou que fará um trabalho de gestão que primará por educação de qualidade, tratamento especial para o trabalho pedagógico, com vistas a melhor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Ela afirma que “o desafio fundamental da escola é evoluir para ser mais relevante e conseguir que todos aprendam de forma a permitir conhecer, construir seus projetos de vida e a conviver com os demais”.
Ela é favorável de que se trabalhe na educação com métodos flexíveis, com desafios, com projetos reais e na culminância dos mesmos, como jogos, momentos cívicos, arte, esporte, cultura, tudo por meio de informações contextualizadas. Ela acredita que os avanços tecnológicos trazem para a escola a possibilidade de interagir os valores fundamentais , a visão de cidadão e de mundo que se pretende construir e fazer com que as metodologias mais ativas sejam centradas no aluno. Ainda em sua concepção, a escola e a família são as instituições mais importantes para o desenvolvimento de valores, competências, conhecimentos e projetos.