O Prefeito Municipal e a Secretária de Educação apresentaram na tarde de quarta-feira, dia 04/12/19 aos Vereadores, aos pais e/ou responsáveis dos alunos do Colégio Municipal Geraldo de Oliveira e aos funcionários da Rede Municipal de Educação de Jaupaci, o Projeto de Implantação da Gestão Compartilhada (militarização) daquela Unidade Escolar.
O Prefeito Municipal recebeu há 3 meses a equipe de Assessores/Consultores Educacionais de Rio Verde que ofereceram o projeto, nesse tempo, o prefeito analisou e conversou com sua equipe para saber se tinha condições de arcar com as custas da implantação do Projeto.
O Prefeito e a Secretária de Educação Ana Lúcia consideram o Projeto uma excelente oportunidade de propiciar condições para que as crianças de nossa cidade, desde pequenas, tenham condições de adquirir hábitos e costumes que servirão para toda a vida e os funcionários e professores, em um ambiente onde não existe violência nem preguiça terão mais oportunidades de realizar projetos e dar aulas com mais qualidade.
O educando estará propício a querer aprender, já que em uma escola militarizada há a divisão de responsabilidades da gestão entre militares (cuidando da administração e da disciplina) e os educadores, responsabilizando-se pelas questões pedagógicas, promovendo um ambiente mais tranquilo e harmônico nas escolas, estimulando, de maneira indireta, a melhoria da aprendizagem.
A presença dos militares na escola permite a retomada de valores e comportamentos que estavam abandonados, como o respeito ao professor, cantar o hino nacional e mais disposição dos alunos para acompanhar as aulas e os professores têm tempo e condições de dar aula.
Durante a apresentação, os pais presentes ficaram radiantes e aceitaram por unanimidade a proposta, os vereadores aceitaram levar o Projeto à plenária e os funcionários, em sua maioria, apoiaram a ideia.
Assim, o projeto será feito e o Prefeito Municipal encaminhará à Câmara de Vereadores para análise e tomada de decisões, já que para que esse sonho se torne realidade é preciso, antes de tudo, o parecer favorável da Câmara de Vereadores.
Fonte: Prefeitura