O senador Goiano explicou que sua preocupação está no desemprego causado pelo fechamento da mineradora, que cria um efeito cascata e prejudica todo município de Minaçu.
O senador Vanderlan Cardoso comemorou a decisão da justiça de rever a proibição da extração de amianto em Minaçu, cidade que fica no norte de Goiás, à 487 Km de Goiânia. “Já havia comentado que a proibição era uma decisão equivocada e que precisava ser revertida para garantir os empregos dos trabalhadores da mineradora. Então, a decisão de liberar a extração do amianto é mais do que acertada. Essa situação estava colocando o município em situação econômica complicada, causando grande desemprego entre a população”.
Em abril de 2019 o senador Vanderlan organizou uma comitiva de senadores, em uma Comissão Externa do Senado Federal, para realizar uma visita institucional à Minaçu. O objetivo foi conhecer a situação dos trabalhadores da mineradora Sama, que estava proibida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) de extrair o amianto. Com a decisão desta semana, a empresa já anunciou que irá retomar os trabalhos imediatamente. Vanderlan considerou uma vitória para os trabalhadores. “Lutei por isso desde que cheguei ao Senado, e fiz questão de visitar Minaçu para avaliar a situação. Estudos comprovaram que a extração é segura e a interrupção traz prejuízo para cidade”, disse.
Vanderlan lembrou, também, que todo o minério extraído em Minaçu é destinado à exportação. “Nenhum quilo do minério fica no Brasil. Todo amianto é exportado para vários países que usam normalmente o material para a fabricação de uma infinidade de produtos, inclusive na produção de peças automotivas, acessórios antichamas, tintas, instrumentos de laboratórios e nas indústrias naval e aeroespacial”, explicou.
Para o senador, a união de todos os segmentos, como Senado Federal, Governo do Estado, Prefeitura, Câmara de Vereadores, Assembleia Legislativa e da população em geral, foi importante para reverter a decisão no STF. “Sempre me mantive preocupado com a situação dos trabalhadores que estavam sendo demitidos, e muitos não tinham outra opção de trabalho no município. Então foi importante a união de todos, inclusive da Assembleia Legislativa de Goiás, que aprovou um projeto apresentado pelo deputado Rubens Marques que liberava a extração do amianto no estado. Todo trabalho foi importante”, disse Vanderlan, autor do requerimento para levar à Minaçu a Comissão Externa de Senadores.
Audiência pública e visita à Mina Cana Brava
A Comissão Temporária Externa do Senado Federal, organizada pelo senador Vanderlan e que contava com a participação do presidente do Senado Federal à época, senador Davi Alcolumbre, se deslocou de Brasília para a cidade de Minaçu (GO) onde foi organizada uma visita na Mina Canabrava, da Sama Mineradora. Os senadores foram vistoriar a situação dos trabalhadores que, com a proibição de extração do minério, estavam condenados a perderem o emprego.
Em seguida os senadores participaram de uma audiência pública, juntamente com o prefeito municipal à época, Nick Barbosa, o governador Ronaldo Caiado, deputados e vereadores do município, além de outras autoridades locais. Mais de mil pessoas, entre trabalhadores e moradores de Minaçu, participaram da reunião. A preocupação quanto ao emprego dos funcionários da mineradora foi unanime.