Cinco estudantes de 6º, 8º e 9º anos da Escola Municipal Cristiano Carlos Friaça, do município de São Luís de Montes Belos-GO, serão premiados como medalhistas da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), edição de 2023.
Para quem não conhece, a ONC é um evento nacional organizado pela Universidade Federal do Piauí e realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com diversas instituições científicas do país.
Criada em 2016, essa olimpíada tem por objetivo despertar e estimular o interesse pelo estudo das Ciências Naturais dos estudantes brasileiros, que podem se inscrever e participar gratuitamente, desde que sigam as normas do edital e que sejam supervisionados por uma equipe de professores da escola em que estudam.
A ONC ocorreu em duas etapas: a primeira etapa, uma prova objetiva realizada no mês de agosto; a segunda etapa, uma prova discursiva, realizada no mês de setembro.
De acordo com o regulamento da ONC, dos mais de dois milhões de estudantes que participaram da segunda etapa este ano, apenas 5% desse total serão premiados com medalhas. Pela primeira vez, o município de São Luís de Montes Belos e a região Oeste Goiano serão representados nesse grupo de medalhistas, com duas medalhas de ouro e três medalhas de prata.
Para o servidor Alex Rios, professor de Ciências da Escola Municipal Cristiano Carlos Friaça e coordenador da equipe da escola que participou da ONC, “esse resultado exitoso é fruto de meses de dedicação, preparo e comprometimento dos estudantes, além da colaboração e apoio da direção e coordenação escolar”.
A solenidade nacional de premiação da ONC 2023, ocorrerá na cidade de Brasília, em data a ser anunciada pela organização da olimpíada.
A ação faz parte do Projeto Alfabetização Científica desenvolvimento pelo professor Alex Rios, vinculado ao Projeto Político-Pedagógico da escola. No início do mês, a unidade recebeu da Secretaria Municipal de Educação os equipamentos do laboratório de ciências com microscópios, biblioteca, bustos anatômicos, equipamentos e outros.