Este 20 de agosto é Dia do Maçon. Mas o que é Maçon? O que é Maçonaria? E por que o 20 de agosto para comemorar?
Maçonaria é uma fraternidade universal, existem em todos os continentes, que reúne homens livres e de bons costumes.
Também em Iporá está presente, onde existem duas lojas: Loja Paz e Trabalho e Loja União de Iporá. Lojas são as unidades desta fraternidade universal e que tem também as potências, segmentos com algumas diferenças, mas unidos no mesmo objetivo.
A Maçonaria tem como característica escolher os seus membros mediante convite, avaliando perfis, com a intenção de chamar homens bons ao seu convívio e para os fazerem ficarem ainda melhores.
Em sessões em templos fechados, somente com presença dos membros, a meta é o auto aperfeiçoamento pessoal e moral, estudo de uma filosofia maçônica que leva o membro a compreender melhor a vida e nossa missão neste mundo. Maçonaria não é religião e são admissíveis nesta pessoas de quaisquer credos, desde que creiam em um princípio universal que é Deus.
É meta da Maçonaria tornar mais feliz a humidade. Nesse propósito atua fora do templo, onde se juntam também as esposas dos maçons em atividades de cunho filantrópico.
De acordo com a história maçônica, no dia 20 de agosto de 1822 aconteceu uma sessão histórica entre as Lojas de Maçonaria “Comércio e Artes” e “União e Tranquilidade”, na cidade do Rio de Janeiro. Na ocasião, o Irmão Gonçalves Ledo teria feito um discurso emocionante e inspirador, pedindo a Independência do Brasil ainda naquele ano.
Com isso, vieram articulações da Maçonaria e esta contribuiu com a independência da Pátria. Então, 20 de agosto é o Dia do Maçon no Brasil. (Texto de Valdeci Marques)