![](http://www.oestegoiano.com.br/previous/images/fotos20/bones-junior-dermatologista.jpg)
Bones Júnior, médico dermatologista é um dos que atendem neste sábado no mutirão para assuntos da área de
![](http://www.oestegoiano.com.br/previous/images/fotos20/mancha%20na%20pele.jpg)
A campanha de prevenção ao Câncer de Pele acontecerá em Iporá amanhã, 8. O trabalho é feito a nível de Brasil pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Em Iporá é apoiado pela Secretaria Municipal de Saúde e Associação de Combate ao Câncer (ACCI).
O atendimento ao público será das 9 às 15 horas, no Posto de Saúde Leandro de Almeida Neto (centro). O atendimento gratuito de dermatologista observa manchas na pele a fim de detectar possíveis casos de Câncer. Os casos que foram diagnosticados como mais graves passam por exames mais detalhados posteriormente. O médico dermatologista Dr. Bones Gonçalves Júnior, mais dois especialistas em pele de Goiânia e outros médicos da saúde pública atuarão na campanha.
Dayse Vilela, vice-presidente da ACCI, relembra essa prática de saúde preventiva em Iporá. Ele conta que alguns anos atrás, quando Dra. Juliana Cunha era uma recém chegada na cidade de Iporá,ela apoiou a entidade e foi realizado o primeiro evento. De lá até agora, sempre com o apoio incondicional da Dra. Lucélia Borges de Abreu, secretária de saúde, e da sua equipe, a campanha vem cumprindo seu papel, com a participação da sociedade que se mostra cada vez mais consciente da necessidade do diagnóstico precoce do câncer. Relata Dayse Vilela.
O câncer de pele é o de maior incidência no Brasil.
Siga a regrinha do ABCD.
A – Assimetria
As lesões cancerígenas são tipicamente irregulares no formato
B – Borda
Bordas irregulares, sombreadas.
C – Cor
Observe se o sinal tem sombras puxando para o marrom ou preto ou variações de cores
D – Diametro
Peça a um dermatologista para observar sinais com diâmetros superiores a 6 milímetros