Pedro Jesuíno Valente, o Pedro Valente, experiente em rodeios e dono de boiada, está colaborando com o Sindicato Rural de Iporá Diorama e Israelândia na condição de coordenador do rodeio da Exposição de Iporá, a se realizar na próxima semana. Ele anuncia que 50 bois estarão neste ano a disposição dos famosos peões que estarão chegando, vindos dos mais diversos lugares do Brasil.
A Companhia de João Palestino foi a contratada para montar a estrutura para o rodeio (arquibancadas, camarotes, cercas, bretes, etc…). Estará no rodeio animais da Cia. Pedro Valente, que foi a melhor de Barretos em 2015. Pedro Valente, seu proprietário, tem revelado a qualidade de animais que se destacam em rodeios. Essa boa performance já chegou, portanto, ao maior rodeio do país, em Barretos. É motivo de orgulho para alguém que é de Iporá e leva para longe o nome da cidade, com destaque em rodeios.
Outras boiadas também presentes, com animais de ótimo desempenho, serão as de Euripinho Solo, Boiada de Renato Pires, Boiada TL (Arenópolis) e Novo Horizonte.
O rodeio terá abertura na noite de quinta-feira e a grande final no domingo, ocasião de entrega de premiação. Ao grande campeão está reservado um carro zero quilômetro. Outras premiações serão entregues. Nesse ano o rodeio em Iporá é uma etapa da Ekip Rozeta, que organiza um grande campeonato a nível de Brasil.
A boa premiação desperta a atenção e atrai os famosos peões. Estão confirmados: Danilo Torres, que é de Tupã (SP) e que foi segundo lugar em Iporá no ano passado e Aílton Amorim, de José Bonifácio (SP), ganhador de vários prêmios. Pela região, vai montar Eduardinho, que é de Piranhas, e tem feito boas montarias. Inclusive, com primeiro lugar, recentemente, em Mato Grosso. Por Iporá, pelos menos dois peões vão montar: Fernando Herinque e Haroldo Lucas.