A Cooperativa Mista da Agricultura Familiar de Iporá e Região (COOMAFIR) realizou nesta sexta-feira, 24, o seu quarto mutirão na Fazenda do Sr. José Luís, na região do pé-de-pato.
Estiveram presentes integrantes das regiões Pé-de-pato, Buriti; Jacinópolis, Campolândia e Fazenda Bebedouro. Participaram ainda, o Vereador Valdeci Lima; o Diretor do Instituto Federal Goiano, o Professor José Júnior; A Esquipe Saúde da Família (ESF) daquela região; a equipe do Núcleo de Apoio da Saúde da Família (NASF), funcionários da EMATER e ainda representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (SINTRAF).
O Professor José Júnior, noticiou que colocará a disposição da Cooperativa um profissional com especialização em Associativismo e Cooperativismo e outro na área de Administração e ainda, designou o Professor e Médico Veterinário do IF Goiano, Wanderlei como representante do IF Goiano junto a Cooperativa e nos mutirões. O Professor Wanderlei, já vem prestando Assessoria Técnica no programa Pró-leite da Coomafir.
Combate aos cupins. Construção de barracão. Roçadura dos pastos. Almoço
Foram desenvolvidas atividades como levantar barracão sobre curral, arrancar cupim, limpeza de quintal e roçadura de pasto. Como as máquinas da Prefeitura estão passando por reparos ou ocupadas, ficou definido que posteriormente a Prefeitura irá cascalhar o curral. Aconteceu ainda o almoço que é marcado como um momento de confraternização e, geralmente, momento quando são repassadas algumas informações. Na oportunidade foi realizada o sorteio de uma rifa e a apresentação dos novos técnicos, Carla Costa e Junior César, contratados pela COOMAFIR.
Representantes do SINTRAF. Novos técnicos. Sorteio da rifa. Equipes de Saúde
Neste mutirão, devido a uma questão de agenda do próprio mutirão, e apesar de presente, a equipe do NASF não apresentou a palestra relacionada a saúde, mas com a presença da ESF no mutirão foi realizado atendimento médico pelo Médico Frederico.
SINTRAF: E a proposta de um novo sindicato na região
Acontece uma conversa entre este sindicato e trabalhadores da região, iniciada por Vânia do Córrego Seco, no sentido de se criar um novo sindicato na região. Os representantes do SINTRAF estiveram na região, visitando comunidades e assentamentos e no próximo dia 7 haverá uma reunião no Centro Comunitário Pe. Wiro, na Vila Itajubá, para tratar sobre esta questão.
O SINTRAF se fundamenta numa abordagem específica da Agricultura Familiar. Esta abordagem a vê como oriunda de tempos imemoriais e vê na família e na sua coesão a permanência da propriedade e da vida no campo. Parte do pressuposto que o campo é o melhor lugar para se viver. O que necessita é trazer para o campo o que há de melhor na cidade, tais como, telefone, atendimento médico, transportes, dentre outros.
O próximo mutirão foi marcado para o dia 23, na propriedade de Divino João (Didi) na região do Jacinópolis. Neste mutirão está prevista a presença do Prefeito José Antonio e de Otacílio, representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). (João Batista da Silva Oliveira)