Veja fatos relevantes na área de saúde em Iporá durante 2012, o ano da conquista da UPA
Reportagens de fatos que marcaram
Secretária de Saúde de Iporá tem três compromissos no exterior
Sem nada custar para os cofres do Município de Iporá, Lucélia Borges de Abreu Ferreira (foto) terá, até o final do ano, três compromissos internacionais, os quais ela cumpre como autoridade estadual e nacional na área de saúde pública. Lucélia é presidente do Cosems (Conselho dos Secretários Municipais de Saúde em Goiás) e diretora administrativa do Conasems (Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde).
Com os cargos que ocupa e a experiência na área de saúde pública, ela participará de intercâmbios internacionais. Entre 3 e 8 de novembro Lucélia estará em Montivideo, no Uruguai, onde participa do Congresso Latino Americano da Alames (Associação Latino Americana de Medicina Social) e da Rede América. Sua participação se dará pelo Conasems, o qual manda 5 representantes ao evento de troca de experiências.
Lucélia na Europa e África
Entre 5 e 9 de dezembro a Secretaria de Saúde do Município de Iporá vai estar em dois continentes. Primeiramente, na cidade do Porto, em Portugal, onde ela será a única brasileira a participar de evento para países de línguas portuguesa e francesa, onde o Canadá é o maior interessado em colher experiências da saúde pública junto a comunidades. Aquele país financia estudos, inclusive em Goiás, e quer colher resultados. Na segunda parte deste simpósio internacional todos irão para a cidade do Cabo, na África do Sul, local onde haverá, por parte de cada um dos representantes de países, a explanação sobre experiências na área que é tema.
Lucélia falará aos eleitos de Goiás no dia 12 de dezembro
A convite da Associação Goiana dos Municípios (AGM), entidade que faz evento para os novos eleitos entre 11 e 13 de novembro, Lucélia Borges de Abreu Ferreira, na condição de presidente do Cosems, falará aos novos eleitos (prefeitos, vereadores e futuros gestores da saúde) na tarde do dia 12, uma quarta-feira. O assunto é a transferência de conhecimentos sobre a forma como se lida com a saúde nos municípios goianos.
Lucélia será homenageada em Curitiba no Painel Latino Americano de Integração
Nos dias 16 e 17 de novembro a iporaense Lucélia Borges de Abreu Ferreira tem mais um compromisso. Desta vez, para receber uma homenagem. Ele vai estar no XLVI Painel Latino Americano de Integração, em Curitiba, para receber o Prêmio Integração, concedido para personalidades de comprovada liderança em ações, exemplo e força de trabalho no propósito de consolidar a integração municipalista do Brasil.
……………………………
Trecho de reportagem de inauguração de Obras
Padre Wiro, médico Márcio José Gago e o pioneiro José Pitomba foram iporaenses que agora são homenageados com nomes destes nas obras que foram inauguradas na manhã deste 19 de novembro, data em que a cidade de Iporá chegou ao 64º aniversário de emancipação política.
…………………………..
Foram adquiridas 81 bicicletas para uso dos agentes de saúde
Na manhã desta segunda-feira, 3, mediante pregão, a Secretaria da Saúde da Prefeitura de Iporá, adquiriu junto à empresa MDS Distribuidora Comercial Ltda 81 bicicletas para uso dos agentes comunitários de saúde de Iporá. O número de bicicletas é o mesmo número de profissionais. Faltará, no entanto, bicicletas para os agentes da área de endemias.
Foram usados 178 mil reais do Programa de Agentes Comunitários. Lucélia Borges de Abreu Ferreira, Secretária de Saúde, entendeu que o investimento serve para dar agilidade ao trabalhos profissionais que percorrem os bairros da cidade na defesa da saúde preventiva. O uso de bicicletas será uma novidade na área.
O modelo adquirido é uma boa bicicleta DD Bike Modelo Jatobá UBX 02. A bicicleta tem cesta dianteira e recipiente traseiro que pode ser fechado à chave. A empresa fará a imediata entrega. Maria Nascimento, presidente da Associação Regional de Agentes Comunitários de Saúde, afirmou para esta reportagem que a aquisição de bicicletas é muito importante para o deslocamento dos agentes das unidades de saúde até as residências das micro áreas durante as visitas domiciliares que são feitas diariamente. Ela diz que gosta de usar bicicleta e acredita que todos os seus colegas vão ficar satisfeitos e gratos à secretária de saúde.
…………………………
Começam a ser instalados os aparelhos da Nefrocenter
![](http://www.oestegoiano.com.br/previous/images/fotos16/nefrocenter-01.jpg)
Aparelho de tratamento de água já instalado
Esta reportagem foi checar a evolução nas ações que viabilizem o tão esperado funcionamento da Nefrocenter, a clínica de hemodiálise de Iporá. Nesta sexta-feira, primeiro de junho, o local da clínica, na Avenida Quintino Vargas, era de movimentação. Eletricistas trabalham em adaptações de redes. Aparelhos foram vistos já instalados, a exemplo do sistema de tratamento de água. Outros aparelhos estão no local e mais mobiliário (mesas e cadeiras). O momento é de ajustes naquilo que é colocado dentro do prédio. Está previsto para estes próximos dias a chegada do principal equipamento, aquele que, efetivamente, serve para a hemodiálise. O aparelho foi adquirido no Paraná.
………………………..
Iporá obtem recursos para três academias públicas ao ar livre
Três Unidades de Saúde da Família (USF) ficarão valorizadas com um investimento muito importante. No complemento das atividades preventivas, o Fundo
Três Unidades de Saúde da Família (USF) ficarão valorizadas com um investimento muito importante. No complemento das atividades preventivas, o Fundo Nacional de Saúde envia verba para a construção de três academias de educação física ao ar livre. Os recursos para compra e instalação dos equipamentos estão disponíveis.
Desde ontem, segunda-feira, 15, a Câmara de Iporá está fazendo sessões extraordinárias nas quais os vereadores estão aprovando o Projeto de Lei nº 31 que dispõe sobre a abertura de crédito adicional de natureza especial e inclusões na Lei nº 1455/2011 de diretrizes orçamentárias (LDO) e na Lei 1395/2009 (PPA). A atitude da Câmara permitirá a aplicação do recurso.
Aeroporto Sul, Novo Horizonte e Vila Brasília serão os beneficiados
Algumas cidades brasileiras estão ganhando este benefício de academias de exercícios físicos ao ar livre. Geralmente são instalados 12 equipamentos com o objetivo de ampliar o acesso de toda população à pratica de exercícios físicos. Com a instalação da academia ao ar livre, as pessoas passam a contar com um local apropriado, arejado e equipado com aparelhos adequados para a prática de atividades físicas sem riscos à saúde e que proporciona aos usuários uma excelente condição de manter a forma física dentro de sua disponibilidade de tempo. É comum os municípios também disponibilizarem, em horários estabelecidos, um professor de Educação Física, um fisioterapeuta e um nutricionista que acompanha o projeto mensalmente. A academia ao ar livre busca aliar sensação de liberdade com os benefícios do exercício físico.
Em Iporá as academias serão construídas nos setores Aeroporto Sul, Novo Horizonte e Vila Brasilia. Os recursos são de 225 mil reais para a academia no Setor Aeroporto Sul, 130 mil reais para a obra no Setor Novo Horizonte e outros 130 mil reais para a obra na Vila Brasília. O investimento exige ainda recurso do município para complemento.
Exemplo de academia ao ar livre na cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro
………………………………..
Posto de Saúde inaugurado leva o nome de Leandro Neto
Ontem, terça-feira,23, o Prefeito José Antônio, juntamente com a Secretária de Saúde Lucélia Borges, vereadores e outras autoridades inaugurou o novo prédio do Posto de Saúde do centro de Iporá.
O prédio leva o nome do médico Leandro de Almeida Neto, profissional da área de saúde pública que foi assassinado em maio de 2008 e que até hoje é fruto de saudosa memória dos iporaenses e até de habitantes de cidades da região.
A homenagem foi documentada por meio de projeto de lei de autoria do vereador Adriano Coutinho e aprovado por unanimidade pelos demais. A família do homenageado esteve presente. Todos mais uma vez se emocionaram com a lembrança de Leandro Neto que teve o nome e a foto afixado no prédio público.
A obra do novo posto de saúde custou R$ 235,989, sendo que R$110,989 são recursos de contrapartida do município. O prédio tem 443mt de área construída com 13 salas climatizadas, 4 banheiros e contam com 16 servidores entre agentes de saúde, odontólogos e médicos. O novo ambiente para abrigar as ações de saúde para a população do centro tem moderno acabamento, o qual foi muito elogiado pelos presentes na solenidade de inauguração. Além da conquista já consumada, a recurso em caixa para o início da construção de um auditório.
Em seu discurso de inauguração, o Prefeito José Antônio afirmou que, independente do resultado da eleição, o ritmo de realizações continua e fez a previsão de mais inaugurações a serem feitas nos próximos dias. (Adriana Oliveira Marques)
O Prefeito José Antônio e familiares do médico Leandro Neto, inaugurando a unidade de saúde.
Muitas pessoas da comunidade estiveram presente na solenidade.