O atraso da Prefeitura de Jaupaci em pagar salários de funcionários e uma empreiteira na cidade que executa obra sem acesso ao repasse de um recurso federal são reclamações de jaupacienses. Esta falta do dinheiro acaba resultando em um efeito em cadeia que prejudica toda a cidade.
Esta reportagem ouviu de funcionários da Prefeitura reclamações sobre atraso nos salários. Um deles, o fiscal municipal Raimundo Leônidas de Carvalho, disse-nos que está com o salário atrasado em dois meses.
Outro fato que gera preocupação em Jaupaci é a construção de 26 casas pelo Fundo Nacional de Habitação para Interesse Social (FNHIS). É que a empreiteira encarregada não está recebendo pela execução da obra. A dívida para com o empreiteiro já chega a 45 mil reais. Embora em dificuldade, a empreiteira não parou a obra de construção das casas, todas já quase concluídas.
Mas a dívida para com a empreiteira não é da Prefeitura. Esta reportagem apurou que trata-se de uma obra contratada diretamente pelo Governo Federal, por meio da Caixa Federal, junto a empreiteira. O gerente da Caixa Federal em Iporá, instituição repassadora do recurso, Bruno Leonardo, disse-nos que realmente a culpa é da União que está em atraso com o repasse do recurso.
Secretário Administrativo fala dos atrasos em salários
Esta reportagem falou com Cristhofer Lyndeberg Pereira Viana, secretário administrativo da Prefeitura de Jaupaci, que disse que reconhece que existe atraso no pagamento de salários, mas que não é de dois meses e sim de apenas um mês. Ele afirma que os funcionários confundem pois a Prefeitura pagava antes do vencimento do mês trabalhado e agora fica parecendo que o atraso é de dois meses, mas que, na verdade, é de apenas, um mês.
O secretário administrativo diz ainda que para os servidores das pastas de saúde e educação, áreas que possuem verbas específicas, os salários dos funcionários estão em dia.