Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Velhice, decadência e morte. Mais da História do líder pioneiro.


Publicamos hoje o décimo sexto capítulo do  livro ISRAEL AMORIM: UM HOMEM QUE RELUZIU MAIS QUE SEUS DIAMENTES. A Obra é de Ubirajara Galli e que foi patrocinada por Jaldo de Souza Santos, com incentivo de Elpídio Júnior e Davi de Souza Santos.

A velhice, decadência econômica e morte

Israel Amorim durante toda a vida nunca se absteve da sua generosidade de ajudar o próximo, de buscar de forma incansável, o desenvolvimento da região que escolheu para viver, adotar e criar com sua esposa Olga, mais de duas dezenas de filhos, passar por vários cargos públicos e deles nunca se beneficiar escusamente. 
Ao chegar 1977, vendeu a sua última propriedade rural, localizada no município de Jaupaci (GO) e, junto com Olga, mudouse para Guarani de Goiás, onde residia o filho Armando de Sousa. Aí viveu o casal alguns anos.
Durante a sua permanência em Guarani de Goiás, ocorreu algo surpreendente, se observada à trajetória política de Israel Amorim: a sua filiação ao PDS. Ele, que, durante a vida inteira, tivera uma atuação consistente, de referência dentro do PSD/MDB. 
Depois de Guarani de Goiás, Israel e Olga passaram a residir por alguns meses em Goiânia. Ao visitar seu eito natal, Conceição do Araguaia (PA), após 45 anos, sem lá retornar, ele tomou a decisão de voltar para Israelândia para lá encerrar seu ciclo existencial.
Empobrecido, ele que fora, um dos homens mais ricos de todo oeste goiano, Israel e a esposa estavam, praticamente, dependendo de favores para sobreviver. Quando, então o filho 
Armando de Sousa procurou o deputado Adjair de Lima e Silva, natural de Iporá, pedindo-lhe que propusesse à Assembleia Legislativa, um Projeto de Lei, solicitando uma pensão a Israel Amorim. Apresentada a propositura, com a aprovação de todos os deputados da Casa e com anuência do governador Irapuan Costa Júnior, foi concedida uma pensão de 10 salários míninos, como forma de reconhecimento, pelos serviços prestados ao estado de Goiás. Graças a essa pensão, mantiveram-se, Israel e Olga, até seus últimos dias de vida. 
Além da inusitada decisão de filiar-se ao PDS, durante a sua permanência, em Guarani de Goiás, mudando radicalmente seu histórico de fé política, Israel Amorim voltou a surpreender novamente, em seu alongado curso existencial, em Israelândia, ao converter-se ao evangelismo. Nas águas do rio Claro, onde 60 anos antes, Israel Amorim começou a fincar sólidas raízes para fazer parte da história da região de Iporá, na manhã de 5 de outubro de 1986, foi batizado e se tornou membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus. Gesto que trouxe muita alegria à esposa Olga, ela, que nasceu dentro da fé evangélica. 
Depois de atravessar uma séria crise de saúde, acometido de trombose intestinal, passar por uma cirurgia, cujo êxito operatório era mínino, de acordo com a avaliação médica, por 40 dias, permaneceu, Israel Amorim, internado na UTI do Hospital São Francisco, Goiânia, assistido pelo médico Rafael Teodoro e acompanhado diuturnamente pela esposa Olga e o filho Armando de Sousa. Apesar do tratamento bem-sucedido, pesou e muito a casa octogenária e intensamente vivida por Israel Amorim. 
Retornando, Israel e Olga, a sua casa, na rua Santa Luzia, em Israelândia, com o passar de alguns anos, seu estado de saúde, apesar da sua briga pela vida, foi dando alertas de despedida do corpo que habitara. Acamado e cego, morreu Israel Amorim, no dia 20 de setembro de 1994, sendo sepultado em Israelândia. 
Próximo à morte, na derradeira vez que Israel Amorim falou sobre política, disse ao filho, Armando de Souza: “O homem sério de Goiás morreu. Meu amigo Pedro Ludovico Teixeira”. Embora, o fundador de Goiânia, tenha falecido em 1979, foi dele que Israel Amorim se lembrou para encerrar seu ciclo de intensa atividade política que permeou a sua existência. Olga, sua companheira, faleceu em 13 de novembro de 1994, sendo sepultada ao seu lado. 
Apesar de uma vida realizadora, plenamente dedicada ao desenvolvimento da região de Iporá, faltou muito pouco para que ele pudesse se sentar lado a lado, com o amigo Pedro Ludovico Teixeira, na história política de Goiás. Coisas do destino, ou do destino que construímos para nós mesmos. Sem dúvida, Israel Amorim é um homem que poderia ter reluzido mais que seus diamantes.

Acervo Armando de Sousa
Israel Amorim, ao lado da filha Marlene e da esposa Olga, próximo aos 90 anos, em Israelândia

Acervo Armando de Sousa
Israel Amorim, aos 70 anos de idade


Acervo Armando de Sousa
Filiação partidária de Israel Amorim ao PDS
Carteira de membro, 
de Israel Amorim, da Igreja
Evangélica Assembleia de Deus

Acervo de Armando de Sousa
Israel Amorim, aos 80 anos, cheio de vigor, nadando no rio. 
Guarani de Goiás, 1984.

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

WhatsApp-Image-2025-09-16-at-10.43
Iporaense destaca-se no país como comunicador e investidor
WhatsApp-Image-2025-09-16-at-06.07
Iporaense brilha em equipe campeã de animação na China
WhatsApp-Image-2025-09-10-at-01.10
Iniciativa de deputado propicia homenagens a médicos veterinários
WhatsApp-Image-2025-09-08-at-15.26
Oivlis e Graziela foram homenageados pela Assembleia Legislativa
WhatsApp-Image-2025-09-05-at-11.16
Iporá realiza a 21ª Semana Espírita com palestras e música
WhatsApp-Image-2025-09-16-at-10.43
Iporaense destaca-se no país como comunicador e investidor
WhatsApp-Image-2025-09-16-at-06.07
Iporaense brilha em equipe campeã de animação na China
WhatsApp-Image-2025-09-10-at-01.10
Iniciativa de deputado propicia homenagens a médicos veterinários
WhatsApp-Image-2025-09-08-at-15.26
Oivlis e Graziela foram homenageados pela Assembleia Legislativa
WhatsApp-Image-2025-09-05-at-11.16
Iporá realiza a 21ª Semana Espírita com palestras e música