
Esteve no OG ontem, 23, Creso Faria, acompanhado de Adeilton Ferreira, que divulgam a realização em Iporá de curso e provas para os que pretendem obter a RAIS, documento para dar permissão para aqueles que pilotam embarcações náuticas. Crezo Faria é de empresa despachante que aciona a Marinha para essa interiorização de oportunidades para os que pretendem obter a documentação. Adeilton Ferreira é um dos que buscam essa regularização e incentivador da vinda da Marinha para atuação em Iporá.
Pilotar uma embarcação náutica sem a RAIS implica em multa em níveis variáveis entre 100 e 1.600 reais. Tal qual no trânsito terrestre, também sobre águas, é preciso que o piloto tenha a documentação que o faça conhecedor das leis a serem cumpridas em prol da segurança. Em Iporá e cidades da região são muitos os que possuem seus barcos motorizados e que rotineiramente vão aos rios maiores do estado, especialmente no Araguaia, para pesca ou lazer, local onde está presente a fiscalização da Marinha, exigindo a documentação dos donos de barcos.
A oportunidade de se obter a documentação está presente em Iporá com inscrições abertas no Gelo Iporá, empresa da Rua Goiânia, próxima ao Córrego Tamanduá, onde deve ser procurado o Núbio Laurindo. O custo da inscrição, visando o curso, material didático, prova e exame médico é de 380 reais. A RAIS tem validade de 10 anos. O curso será nos dias 28 e 29 de novembro, das 19 às 23 horas, na Escola Municipal Jorcelino Barbosa. A prova será no dia 2 de dezembro. Serão aplicadas 40 questões objetivas e o candidato a RAIS terá que ter 50% de acertos nas questões.