Esta reportagem falou com um dos mais lembrados na oposição como alternativa para o embate eleitoral deste ano: Adailto Antônio Leite, irmão de Naçoitan Leite. Ouvimos dele sobre as possibilidades de se tornar um candidato a prefeito de Iporá, já que seu nome acabou ganhando muita repercussão entre partidos de oposição.
Adailto Leite afirmou para esta reportagem que poderá ser um candidato a prefeito se seu irmão, Naçoitan Leite, do PSDB, não conseguir o registro da candidatura em razão do vigor da Lei da Ficha Limpa que pode impedir o seu projeto eleitoral. Adailto afirma que a preferência é dele em disputar, pois já está em atividade política deste muito antes.
Adailto Leite, que é filiado no PPS, disse que teve uma conversa com a liderança de seu partido e falou ao presidente desta sigla, Sebastião Batista Xavier, desta possibilidade de candidatura e do desejo de colocar seu nome à disposição. Relata que seria candidato se seu nome representar o desejo de todos, no seu partido e no grupo de oposição. Afirma que no PPS e entre políticos da oposição, em algumas conversas que fez, foi muito estimulado para uma candidatura a prefeito.
Adailto teme que pode estar perdendo tempo nas articulações
Diante deste impasse que ronda a possibilidade de Naçoitan Leite ser ou não candidato, Adailton conta que teve uma recente conversa com o irmão para saber sobre a real situação jurídica a respeito da candidatura. Ele ouviu do irmão que nada impede legalmente sua candidatura e que eventuais entraves jurídicos são superados. “Se assim for, a oportunidade é dele em disputar”, disse Adailto para esta reportagem.
O Oeste Goiano questionou se sua eventual entrada no processo eleitoral em cima da hora, quando das convenções, se já não seria tarde demais. Adailto concorda que sim e que isto acaba se tornando uma dificuldade para sua candidatura, pois está agora com as articulações em seu favor interrompidas e perdendo um tempo precioso para aglutinar forças para o embate.
Ele chegou a dizer para esta reportagem que se tiver que assumir uma candidatura em cima da hora não tem certeza se aceitará, em razão de alinhamentos políticos já haverem sido construídos por adversários, enquanto perderia tempo para construir seu grupo de apoios. Adailto enfatiza que em poucas conversas políticas que fez conseguiu bons indícios para a formação de ampla aliança de forças oposicionistas.
Roberta