Mostra Duílio Siqueira (PSDB), vereador em Iporá, que, enfim, saiu o resultado em relatório da Saneago a respeito da qualidade da água do córrego que abastece a cidade. Duílio Siqueira, vereador presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Iporá, procurou a imprensa para mostrar o relatório de vistoria assinado por responsáveis técnicos e que mostra que não há problema para o consumo humano da água do Ribeirão Santo Antônio. Da parte de Lázaro Cunha, responsável pelo escritório local da Saneago e que foi também ouvido pelo Oeste Goiano, ele salienta que a água contém contaminação, mas em níveis aceitáveis para a saúde e, inclusive, em índice decrescente na comparação entre 2009, 2010, 2011 e 2012.
Histórico do fato
Era ainda o final do ano passado quando o vereador Valdeci Lima (PT) levantou a possibilidade de que poderia haver contaminação de agrotóxicos na água do manancial que abastece a cidade, em razão de lavouras de soja na bacia do mesmo. Na ocasião, ribeirinhos também mostraram a mesma preocupação, salientando, inclusive, que estava ocorrendo mortandade de peixes.
Foi feita uma coleta de água no final do ano passado e que acabou não sendo examinada porque o equipamento de análise da Saneago, em Goiânia, esteve estragado. Novamente em março passado foi feita outra coleta de amostra próxima a lavoura de soja e, desta vez, analisada, obtendo os resultados agora mostrados na imprensa. Consta no laudo que a água do Córrego Santo Antônio possue tolueno e diclomeratano, mas em índices longe de representar perigo. Estes não são provenientes de agrotóxico. Vale dizer ainda que a análise é feita antes da água passar pelo tratamento, o que a torna sempre mais apropriada para o consumo humano.
Afirma o vereador Duílio Siqueira que embora o resultado de momento seja favorável, é preciso que seja mantida a vigilância com relação a qualidade da água do córrego que abastece a cidade. Ele diz que a Comissão de Saúde da Câmara estará atenta para o assunto. Lázaro Cunha, da Saneago, sugere que os políticos da cidade façam um estudo sobre o que foi encontrado na água, a fim de se saber junto a médicos veterinários e médicos da saúde humana sobre o que pode acarretar o consumo da água com aqueles orgânicos encontrados.
FOTOS DE COLETA DE ÁGUA NO CÓRREGO QUE ABASTECE A CIDADE