Aconteceu nesta sexta-feira, 09, no auditório da Câmara Municipal de Iporá uma reunião com os artistas do Município de Iporá e promotores da cultura local no que ficou definido de reunião setorial.
Aconteceu nesta sexta-feira, 09, no auditório da Câmara Municipal de Iporá uma reunião com os artistas do Município de Iporá e promotores da cultura local no que ficou definido de reunião setorial.
A reunião teve como objetivo identificar pessoas que representam todas as áreas culturais do nosso Município ou região; relacionar problemas enfrentados pelo setor; bem como propostas, dificuldades e oportunidades para serem apresentadas num Fórum de Cultura que acontecerá em Goiânia no dia 19 de setembro quando estarão presentes três representantes do Município de Iporá.
Este pré-mapeamento de artistas e atividades culturais do Município de Iporá parte de uma exigência para se criar o Plano Estadual de Cultura de maneira que, com este objetivo, aconteceu uma reunião em São Luis de Montes Belos no último dia 30, contando com a participação de 18 municípios. (Nota que esta reunião em São Luis de Montes Belos faz parte de um conjunto de 20 reuniões que aconteceram em todo Estado entre os meses de julho a setembro). E Iporá esteve representado pela Secretaria de Educação, de Esportes e Cultura, Ruth Cabral; Adeli Melo, Presidente do Fórum de Culturas Populares; William, Presidente da OCA.
E ainda, Walquíria Borges e Cleiton. Nesta reunião foram discutidos, deliberados, coletadas informações e Iporá participou da criação do Plano de Cultura Estadual junto ao Plano de Cultura Nacional.
A Secretaria da Educação, de Esportes e da Cultura acredita que um novo rumo está sendo dado às questões culturais em Goiás e acredita que as coisas vão melhorar. De maneira que, até março do próximo ano deverão criar o Plano Municipal de Cultura e efetivar o Fundo Municipal de Cultura e o Conselho Municipal de
Cultura (CPF) uma vez que, estes dois últimos já foram aprovados pela Câmara de Vereadores. Esta urgência se deve, pois os primeiros municípios a se organizarem serão os primeiros municípios a obterem recursos do Governo Federal na área cultural com explicou Ruth Cabral. (João Batista da Silva Oliveira)