A engenheira agrônoma Eva Cintra, Gerente Estadual de Lavoura Comunitária, esteve recentemente em Iporá e, na sede local da Emater, assinou, conjuntamente com o prefeito, Danilo Gleic Alves dos Santos (PSDB), Convênio para a safra 2014/2015. Fica estabelecido por documento o entendimento entre as parte para mais plantio de arroz e milho com a finalidade de assistência à cerca de 310 famílias de baixa renda.
Depois da avaliação positiva que a Emater faz da safra passada (2013/2014), quando, segundo os técnicos locais, a produtividade esteve dentro da média estadual, o plantio volta a acontecer, agora com quatro lavouras a serem desenvolvidas por três entidades: Prefeitura, Associação de Produtores do Jacinópolis e Associação de Produtores do Jacaré. Estas duas associações, de forma exemplar, nos últimos anos, tem cultivado lavouras comunitárias com participação de seus membros. Pela Prefeitura, serão 100 hactares a serem cultivados. Outros 60 hectares de cultivo por parte das comunidades de Jacinópolis e Jacaré. Esta última está com duas lavouras. Além do arroz, também milho. A opção mais frequente que é feita é por arroz. No município de Iporá, na próxima safra serão 139 hectares de arroz e 58 de milho.
Papel da Secretaria de Agricultura e Emater
O Governo do Estado de Goiás cumpre papel importante no cultivo de lavouras comunitárias no interior de Goiás. Estes convênios celebrados comprometem a Secretaria de Agricultura a ceder fertilizantes e semente fiscalizadas (trabalhadas geneticamente). Cabe a Emater algumas importantes ações. Primeiramente, faz projetos de análise de solo. Em seguida, os projetos que viabilizam os convênios. Por fim, acompanhamento das lavouras por parte dos agrônomos e técnicos agrícolas.