O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) realizou o lançamento da Operação Semana Santa 2011 na segunda-feira, dia 18, no pátio do 1º Batalhão Bombeiro Militar (1º BBM), em Goiânia. Com o lema “Prevenção: mergulhe nessa ideia”, a operação mobilizará todo o efetivo dos Bombeiros em Goiás para reforçar a segurança dos moradores e turistas durante o feriado da Semana Santa.
Também em Iporá os bombeiros estão com atenções voltadas para as possibilidades de transtornos deste período. Oficialmente, a Operação Semana Santa 2011 começa na quarta-feira (20), a partir das 18 horas, na Cidade de Goiás, palco da Procissão do Fogaréu e segue até o domingo de Páscoa, dia 24, em todo o Estado. A ação tem os objetivos de prevenir e atuar nas áreas de acidentes de trânsito (em especial em rodovias que dão acesso aos destinos turísticos), acidentes náuticos, incêndios diversos, no resgate de bens materiais e salvamentos às vítimas diversas.
Mais uma vez o foco principal da atenção dos Bombeiros será a prevenção de mortes por afogamento. Durante o feriado da Semana Santa do ano passado, três pessoas morreram afogadas em Goiás. Em todo o ano de 2010, foram 171 mortes por afogamento. Desde janeiro, o Corpo de Bombeiros Militar já foi acionado para resgatar 33 pessoas que perderam suas vidas em afogamentos. O que mais chocanesses episódios é que praticamente todos poderiam ter sido evitados, já que a causa da maioria é a imprudência.
Além de distribuir material educativo nos principais pontos turísticos e balneários de Goiás, o Corpo de Bombeiros Militar vai abrir as portas de todos os seus quartéis para ensinar à população como evitar e como agir em casos de afogamento. Os alunos terão gratuitamente aulas de noções básicas de salvamento aquático, além do uso de equipamentos obrigatórios de segurança como boias e coletes salva-vidas, além de noções de primeiros socorros.
“O mini-curso já é uma experiencia realizada pelos bombeiros do 6º Batalhão de Itumbiara é e aberto para toda a população, em especial aos professores de educação física e profissionais que trabalham em áreas de concentração de turistas. Nosso objetivo é criar multiplicadores da campanha de prevenção do Corpo de Bombeiros”, explica o Tenente-Coronel Martiniano Gondim de Sousa Costa, assessor de Comunicação do CBMGO.
As aulas serão realizadas de segunda a quarta-feira, a partir 8 horas, em todos os quartéis da Corporação. Para participar, basta comparecer a uma unidade do CBMGO.Além de todo o efetivo operacional da Corporação espalhado por Goiás, um reforço de cerca de 200 bombeiros, a maioria guarda-vidas, participará da operação Semana Santa 2011. As unidades dos Bombeiros trabalharão de forma integrada, promovendo apoio mútuo caso necessário.
