O agropecuarista e ex-vereador Weslley Barros, proprietário do espaço de eventos Buriti Hall, recebeu ontem, 8, a equipe da Estância Bahia, de Água Boa (MT) para a conclusão de uma parceria que já vinha em andamento desde algum tempo atrás.
O agropecuarista e ex-vereador Weslley Barros, proprietário do espaço de eventos Buriti Hall, recebeu ontem, 8, a equipe da Estância Bahia, de Água Boa (MT) para a conclusão de uma parceria que já vinha em andamento desde algum tempo atrás.
A Estância Bahia é uma empresa de 22 anos no mercado de leilões de animais e que, nos últimos anos, focou no formato televisivo para a sua comercialização, usando espaço no canal Terra Viva, de alcance nacional em seus negócios.
Maurício Cardoso Tonhá, proprietário da Estância Bahia, veio com sua equipe para Iporá e no, no dia de ontem, visitou o Buriti Hall e observou a estrutura da cidade. Foi recebido por pecuaristas. Ele considerou que a cidade está preparada para ter uma extensão de seus negócios via canal Terra Viva, para os leilões de animais.
Maurício Tonhá, ao lado de Naçoitan Leite e de frente com Weslley Barros, detalha como funciona a atuação da Estância Bahia
Buriti Hall foi construído com planejamento para esse fim
A prática de se fazer leilões televisivos em salões de eventos, dentro da cidade, não é novidade. Isso é realizado em muitos locais, com as adaptações que se faz para tal, no dia do evento. Weslley Barros conta que construiu o Buriti Hall pensando nisso. Para tanto, o prédio tem a estrutura adequada para receber animais, com entrada e saída apropriadas. Em leilões televisionados alterna-se a mostra presencial de reses, com imagens que são mostradas de animais nas fazendas da região. Portanto, nem todos os que serão comercializados estarão no local. Maurício Tonhá, proprietário da Estância Bahia, conta que recebeu Weslley Barros em Água Boa (MT) por alguns dias, onde o iporaense conheceu de perto como é a relação da sua empresa com os donos de recintos para a transmissão pela televisão. Esse mesmo tipo de negócio já é feito em cidades goianas como Jataí, Britânia e Porangatu.
Primeiro leilão será no dia primeiro de março
Às 14 horas do dia primeiro de março, uma sexta-feira, Iporá estará em evidência no canal Terra Viva. A proposta de Maurício Tonhá é de realizar um leilão por mês em Iporá. Conta o proprietário da Estância Bahia que o segundo leilão dependerá do primeiro, o terceiro dependerá do segundo e assim, sucessivamente. Maurício Tonhá ficou animado com tudo que viu em Iporá. Ele diz que a região tem o potencial pecuário para os leilões televisivos periódicos. Pediu o apoio de todos para essa nova jornada de parceria com o Buriti Hall Eventos. Depois de visitas na cidade, especialmente no local dos futuros leilões, Maurício Tonhá foi recebido para almoço em uma churrascaria da cidade, onde ouviu o apoio a ele expresso de Amarildo Martins (presidente do Sindicato Rural), Naçoitan Leite (representante da Prefeitura) e de pecuaristas.
“Não concorremos com os leilões locais. Nosso negócio é diferente”, diz Maurício
O empresário da Estância Bahia chega para Iporá afirmando que seu negócio não é um concorrente dos leilões locais. Ele explicou, durante o almoço oferecido a ele, que os leilões pela televisão são em formato diferente e visam a venda em lotes maiores e para compradores mais distantes e que, por isso, não atrapalham a negociação que já existe na cidade em leilões presenciais. Nos leilões pela televisão a venda é quase sempre de maiores valores e de carreta fechada, de forma a baratear o frete de animais, explica Maurício. Durante um leilão pela televisão é acionada uma equipe de operadores de negócios, os quais, por telefone, atendem compradores de todo Brasil. Essa equipe de contatos por telefone pode ser de 10 a 20 operadores de negócios, dependendo do número de reses a serem comercializadas no leilão.
A palavra de apoiadores
“Maurício é ex-prefeito de Água Boa, transformou aquela cidade, é homem de muita visão e tem o nosso apoio para incluir Iporá nesse roteiro dele de leilões pela televisão”
Naçoitan Leite (líder político)
“O Sindicato Rural é parceiro neste investimento e acreditamos que será de muito sucesso esta prática mensal de leilões pela Terra Viva”
Amarildo Martins, presidente do Sindicato Rural
“Nossa pecuária precisa da vinda deste leilão e será muito bom porque nosso gado será divulgado para todo Brasil”
Rubens Rocha, criador de nelore na região
“O Weslley está de parabéns de ter pensado nisto desde muito antes, lutado por isso e conseguido trazer a Estância Bahia para atuar em Iporá e região”
Walter Conceição, pecuarista da região
“Maurício Tonhá é um homem talentoso e sua contribuição será muito bem recebida por nossa região”
Ezio Gomes, ex-prefeito e ex-deputado
“A iniciativa é muito importante para nossa região”
Daiana Faine, secretária da Cooprol (Cooperativa dos Produtores de Leite)
“Vou considerar que o Buriti Hall estará inaugurado de verdade a partir de primeiro de março com a realização de nosso primeiro leilão”
Weslley Barros
Maurício Tonhá, entre Walter Conceição e Naçoitan e observado por Ézio Gomes, fala como será a comercialização pela televisão
Weslley Barros (autor da iniciativa) e Amarildo e Rubens Rocha (apoiadores)
Buriti Hall: local dos leilões mensais pela televisão