Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

CAIAPÔNIA: TJ encerrou na cidade programação do Justiça Ativa de 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) encerrou no dia  2 de dezembro, em Caiapônia, a programação do Projeto Justiça Ativa de 2011. Com 440 audiências agendadas, os trabalhos da 1ª edição do Justiça Ativa na comarca foram abertos oficialmente às 8 horas desta quinta-feira (1ª) pelo diretor do Foro local, juiz Thiago Soares Castelliano Lucena de Castro, no auditório do Tribunal do Júri, completamente lotado por partes e demais pessoas envolvidas no mutirão. Em um pronunciamento rápido, Thiago Castelliano agradeceu as parcerias para a realização do esforço concentrado, com a esperança de que sejam realizadas o maior número de audiências marcadas para os dois dias da promoção, em razão dos esforços empreendidos pelos servidores da comarca. ”Apesar da greve dos servidores do Poder Judiciário por melhores salários, eles se desdobraram para que essa edição do Justiça Ativa em Caiapônia seja produtiva”, destacou. 
Mais de mil pessoas passarão pelo Fórum nos dois dias do mutirão
Dos 440 processos agendados, hoje serão apreciados 281, ficando os demais (159) para amanhã, com encerramento dos trabalhos às 19 horas. De acordo com o juiz Thiago Castelliano, o maior número de processos nessa edição são previdenciários, que totalizam 200. Em seguida, estão as de âmbito criminal, com 100 feitos, e os demais distribuídos entre cíveis e Juizado Especial Cível. Segundo ele, a comarca tem ainda 400 processos previdenciários aguardando audiências. Diante dessa realidade, Thiago Casteliano já anunciou para 2012 a 2ª edição do Justiça Ativa em Caiapônia, que tem 8.100 feitos em tramitação oriundos da sede da comarca e dos distritos judiciários de Doverlândia e Palestina.
Toda programação está sendo desenvolvida na sede do Fórum da comarca, localizada na Avenida Manoel Dias Marques, nº 90, Setor Nova Caiapônia. Estão participando do mutirão os  juízes Adriana Maria dos Santos (Quirinópolis), Andrey Máximo Formiga (Estrela do Norte), Carlos Gustavo Fernandes de Morais (Acreúna), Diego Custódio Borges (Serranópolis), Fábio Vinícius Gorni Borsato (Mineiros), Hugo Gutemberg Patiño de Oliveira (Goiandira), Luiz Antônio Afonso Júnior (Ipameri), Mábio Antônio Macedo (Goiânia), Nickerson Pires Ferreira (Jussara), Raul Batista Leite (Aragarças), Thiago Bertuol de Oliveira (Goiânia) e Thiago Luiz de Deus Costa Bentes (Bom Jesus). 
Pelo Ministério Público estão colaborando as promotoras Terezinha de Jesus Paula Sousa (Caiapônia) e Wânia Marçal de Medeiros (Aragarças). O evento conta com apoio da Prefeitura de Caiapônia e OAB local, servidores da comarca e estagiários do Curso de Direito da Universidade Rio Verde – Campus Caiapônia.
Presente de Natal
 “Graças a Deus resolvi meu problema de forma rápida nesse mutirão da Justiça. Foi meu presente de aniversário e Natal que ganhei hoje recebendo a minha tão esperada aposentadoria”. O depoimento emocionado é da dona de casa Juscelina Moreira Gonçalves, de 63 anos que em apenas uma hora resolveu sua pendência que estava há quase oito anos na Justiça. Ao chegou ao fórum, contou que alimentou a esperança de ganhar o benefício pois vive atualmente somente com a pensão de seu marido, que morreu no ano passado. ”Fui muito bem tratada pelo juiz e com essa aposentadoria terei condições de pagar  o tratamento de saúde que tanto necessito”, comemorou.
Também a dona de casa Adélia Cruz do Prado, elogiou o trabalho do Justiça Ativa, ao conseguir a curatela definitiva (protege  e rege a administração de bens) de seu sobrinho Fábio Silva Prado, de 27 anos. Deficiente físico e mental, ele  viveu com sua avó até os 20 anos, quando ela morreu. Desde esse período, Adélia cuida do sobrinho  em tempo integral. Para a promotora Terezinha de Jesus, que acompanhou o caso, o curador de um incapaz tem de ter um coração generoso. ”Esse ato de amor foi comprovado por Adélia, que faz tudo pelo sobrinho”, emocionou-se.
Sobre o Justiça Ativa, a promotora disse que a finalidade é dar agilidade aos processos parados nas comarcas, com a resolução dos feitos solucionados e resolvidos imediatamente. ”O projeto é de um alcance social muito amplo e mostra o compromisso da Justiça com seus jurisdicionados”, comentou.

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

WhatsApp-Image-2025-08-19-at-09.56
Programada para domingo visita do Cardeal Dom Raymundo Damasceno
WhatsApp-Image-2025-08-18-at-06.37
Iporaense atua em qualificação profissional na Alego
WhatsApp-Image-2025-08-16-at-14.18
Profissionais de comunicação recebem homenagem em Goiânia
WhatsApp-Image-2025-08-01-at-09.44
Deputada vai homenagear profissionais da comunicação de Goiás
WhatsApp-Image-2025-07-28-at-06.32
Evento é avaliado como grande sucesso de público e negócios
WhatsApp-Image-2025-08-19-at-09.56
Programada para domingo visita do Cardeal Dom Raymundo Damasceno
WhatsApp-Image-2025-08-18-at-06.37
Iporaense atua em qualificação profissional na Alego
WhatsApp-Image-2025-08-16-at-14.18
Profissionais de comunicação recebem homenagem em Goiânia
WhatsApp-Image-2025-08-01-at-09.44
Deputada vai homenagear profissionais da comunicação de Goiás
WhatsApp-Image-2025-07-28-at-06.32
Evento é avaliado como grande sucesso de público e negócios