Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Calil implanta sistema inteligente e sustentável de produção de leite


Nesta quinta-feira, 1, em visita a propriedade do agropecuarista Calil José Rahal, o mesmo apresentou para a reportagem do Jornal OG em companhia do empresário Lindomar Lopes e Múcio, sócios-proprietários da Procria, o novo sistema produtor de leite que está sendo construído no Município de Ivolândia, em local próximo a Campolândia.


Tecnologia que permite acompanhamento on-line dos resultados da ordenha

Nesta quinta-feira, 1, em visita a propriedade do agropecuarista Calil José Rahal, o mesmo apresentou para a reportagem do Jornal OG em companhia do empresário Lindomar Lopes e Múcio, sócios-proprietários da Procria, o novo sistema produtor de leite que está sendo construído no Município de Ivolândia, em local próximo a Campolândia.

Esteve presentes também, o Prefeito de Ivolândia, Robinho, juntamente com o Secretário de Esportes Anteglon; o Secretário de Transportes Braz Faleiro e o Agropecuarista Davi Melo. O Prefeito Robinho demonstrou entusiasmo com o projeto e disse que a Prefeitura se coloca à disposição, pois o projeto além de ser modelo para o Brasil, colocará Ivolândia e a região da Campolândia como referências. Com o novo sistema, Calil José, que hoje produz 1000 litros/dia espera produzir 17.000 litros/dia.    

Segundo Calil José, a implantação do sistema que começou a 1 ano e meio está 99% pronto, restando apenas construir o biodigestor, porteiras e outros acabamentos e que pretende inaugurá-lo dentro de 30 dias. Lindomar Lopes comparou, se na ordenha antiga retirava de 3 para 10 animais ao mesmo tempo. No novo sistema a cada 5 minutos serão tirados 200 kgs de leite.  

Sobre o novo sistema

O sistema leiteiro que está sendo implantando centra-se em investimentos em alta tecnologia, aumentos de produtividade, responsabilidade social e sustentabilidade. E tornará o sistema de ordenha mecânica que atualmente produz 1000 litros de leite/dia na fazenda do agropecuarista, em obsoleto. Em nível nacional foi citado como em terceiro em relevância e a nível estadual fez referência a uma propriedade em Morrinhos que se utiliza do sistema, mas não tão completo como pretende ser o de Calil José.


Pivô medindo 650 metros de comprimento cobre 28 alqueires

Trata-se de um sistema ladeado por pastagens, contendo um pivô no centro, que cobre uma área de 48 alqueires, medindo 650 metros de comprimento. Sendo que a propriedade é abundante em água, garantirá a distribuição de água e insumos pelas pastagens.


Raça Jersey: Maior rendimento na fabricação de produtos lácteos

O gado de leite do agropecuarista é composto pela raça Jersey que gera maior rendimento na fabricação de produtos derivados do leite. Segundo Kalil, se um laticínio utiliza de três carretas de leite para produzir uma quantidade determinada de produtos lácteos, com o leite da referida raça, ele consegue o mesmo rendimento com duas carretas. Lindomar Lopes, explicou que este rendimento se deve ao fato da raça possuir maior quantidade de sólidos no leite e por isso ser melhor para a industrialização e até mesmo para beber.

Ordenha on-line

No novo sistema, as vacas são conduzidas para um barracão e colocadas nas teteiras. As teteiras começam massageando as tetas da vaca para que estas relaxem e libere citosina, o que fará com que o leite flua. Diferente de outras ordenhas que fazia a sucção de uma só vez, esta teteira simula os movimentos das mãos do vaqueiro, ou seja, alternados. Neste processo, enquanto o leite vai sendo retirado, um sofisticado sistema colhe informações, pesando o leite, registrando o rendimento, colhendo informações ainda a respeito das condições de saúde da vaca, identificando se existe alguma anomalia ou alguma doença. Por exemplo, se a vaca estiver com mastite o sistema trava e o leite não é retirado.

Segundo Calil, o sistema identifica até mesmo se a vaca está ou não no cio. Estas informações geram um histórico da produção leiteira como um todo e por bovino. E como o processo ocorre on line e acompanhado por câmeras, é possível ao produtor acompanhar em qualquer parte do planeta a ordenha em sua propriedade, inclusive tendo uma visão do que se passa.

Depois de realizada a ordenha, o gado é liberado para a alimentação durante 30 minutos. A vaca é travada nos cochos e não permite movimentos com a cabeça e, durante este período a teta fecha e ela pode voltar para o pasto. Este período é importante para evitar o contágio da mastite.

Sustentabilidade: Coleta de água da chuva, energia solar e reutilização dos dejetos

Sempre demonstrando preocupações por outras questões além dos ganhos em produtividade, Calil José nos apresentou outras inovações. Por exemplo, como reserva, se utiliza de duas fontes de água, se caso acontecer algum problema em uma, passa a utilizar outra. E se prepara para coletar e utilizar, inclusive as águas das chuvas. A água que cai em cima das telhas do curral será coletada por um sistema de tubos e alojada em dois tanques com capacidade para armazenar 23.000 litros da água.

A água precisa ser aquecida e para isso se utiliza de um sistema de placas que capta a energia solar e aquece a água. E ainda, para eventuais surpresas possui um gerador de energia alternativa já instalado.

Outra preocupação é com os dejetos. Em relação aos resíduos sólidos, Calil está instalando um biodigestor e fará o tratamento dos dejetos de maneira a reutilizá-los como adubo orgânico nas pastagens. Para isto, se utilizará de uma bomba e do pivô para lançar novamente a matéria orgânica nas pastagens. Desta forma, o curral e a propriedade como um todo ficará sempre limpa e livre de fezes.

Responsabilidade social e externalidades positivas

Em relação a responsabilidade social, toda a tecnologia visa também gerar bem-estar e qualidade de vida para os funcionários. Por exemplo, o novo sistema eliminará o ruído das ordenhas que incomoda os funcionários por ser irritante aos ouvidos. Calil tem se preocupado com o bem-estar de seus 4 funcionários, oferecendo em seus alojamentos condições adequadas para os mesmos. Como exemplo cita sua preocupação com a informação. Se outrora os funcionários das fazendas eram alojados em paóis, juntamente com arreios, inseticidas e carrapaticidas, Calil tem se afirmado em disponibilizar para os mesmos além de instalações confortáveis até mesmo acesso a TV a cabo e Internet.

Escola da Comunidade Campolândia é beneficiada com sinal de Internet

Tem disponibilizado este acesso não apenas para seus funcionários, mas também para seus vizinhos e para a Comunidade da Campolândia. A escola no povoado da Campolândia possuía cinco computadores, mas não possuía Internet. Resultados de exames laboratoriais demoram muito para chegar aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na região. Pois, faz a coleta. Envia para Ivolândia. E depois, o resultado é enviado manualmente para o usuário. Com o sinal de Internet estes resultados chegarão mais rápidos e passará a atender aos 35 alunos da escola do povoado.

Calil disse que ainda não tem a conta total do investimento feito em todo sistema agro-produtor, mas segundo o mesmo, somente o investimento para levar Internet até a sua propriedade já se aproxima aos R$ 30.000,00.

Outras inovações: Tanque resfriador de leite e os bezerreiros.


Tanque resfriador auto-limpante e bezerreiros

O tanque resfriador de leite, além de ser autolimpante e possuir um sistema de alarme, é controlado eletronicamente e registra todos os fluxos de entrada e saída, inclusive armazenado informações sobre todo o sistema. Por exemplo, o tanque, à medida que vai sendo realizada a ordenha, vai armazenando o leite. Terminada a ordenha, registra o total de leite que entrou no resfriador e esta deve ser a quantidade que deve ser expedida para o laticínio, oferecendo assim segurança.

Bezerreiros

Sobre os bezerreiros, Lindomar Lopes nos informou que problemas de saúde com bezerros não acontecem pelo contato com a mãe, mas sim pelo ambiente do curral. Para evitar contaminações foram criados os bezerreiros.  Trata-se de um lugar separado do curral. O bezerro nasce e fica em contato com mãe por 10 dias, se alimentando do colostro o que aumenta sua imunidade. Depois é colocado no bezerreiro e é alimentado com leite em pó. Depois de 10 a 90 dias é colocado juntamente com rebanho já com um sistema imunológico fortalecido por meio de vacinas. Desta forma o bezerro não adoece.

GEA Farm Tecnologies

O equipamento foi adquirido da GEA Farm Tecnlogies, empresa Alemã. Mas Calil nos explica que vários componentes do sistema são de várias partes do mundo. São tubos da Itália, manutenção realizada a partir da Alemanha e no Brasil, o resfriador é da França e outros componentes de outras partes do mundo. Se há algum problema na manutenção que o técnico daqui não consegue resolver, o mesmo entra em contato com a indústria na Alemanha e o diagnóstico do sistema é feito on-line e apontada a falha para o técnico por meio de um relatório.

A instalação e manutenção foi feita pela Casa do Produtor, da cidade de Iporá.  

Falta de energia

No entanto, segundo Calil José, ainda persiste um problema. Para que o sistema possa funcionar será necessário energia elétrica. Por não ser possível atender a demanda, o mesmo realizou a instalação da rede elétrica, mas as Centrais Elétricas do Estado de Goiás (CELG) ainda não efetuaram a ligação de energia em sua propriedade. O mesmo já fez o pedido e agora se articula no sentido de que sua exigência seja atendida. (João Batista da Silva Oliveira)

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

iron-campos-filho
Iron é eleito com votação recorde de sindicalizados
nota-equa
Temporal foi razão para falta de energia, justifica Equatorial
WhatsApp-Image-2025-01-13-at-05.52
Comunidade rural fica quase 4 dias sem energia elétrica
WhatsApp-Image-2025-01-05-at-10.17
Bula do iporaense C. William é o site mais acessado em Goiás. OG em 14º
equatoeial
Confira o cronograma de manutenções programadas desta semana
iron-campos-filho
Iron é eleito com votação recorde de sindicalizados
nota-equa
Temporal foi razão para falta de energia, justifica Equatorial
WhatsApp-Image-2025-01-13-at-05.52
Comunidade rural fica quase 4 dias sem energia elétrica
WhatsApp-Image-2025-01-05-at-10.17
Bula do iporaense C. William é o site mais acessado em Goiás. OG em 14º
equatoeial
Confira o cronograma de manutenções programadas desta semana