Noticia o site do Jornal A Voz do Povo (www.avozdopovo.com.br) que agora o sonho acabou de vez. A malharia Hering decidiu instalar a sua maior unidade industrial, do Estado de Goiás, na cidade de Paraúna. O martelo foi batido na manhã de hoje, 28, pelo governador Marconi Perillo, na presença de várias autoridades como o prefeito de Paraúna, Vicente Coelho (PMDB), o presidente da empresa, Fábio Hering, entre outras.
Esta notícia enterra de vez os sonhos da população de São Luís de Montes Belos que almejava muito a vinda desta unidade para o município. No primeiro semestre de 2009, o prefeito de São Luís, Sandoval da Matta, ao lado de vereadores (foto jornal), apresentou a um grupo de diretores da Hering um galpão da Conab e anunciou que a empresa ali poderia se instalar e gerar 2.500 empregos na região Oeste de Goiás, dos quais 700 seriam para São Luís.
No calor de início de mandato e empolgado com a possibilidade de conseguir para São Luís uma plataforma de distribuição de uma empresa do porte da Hering, o prefeito não conteve a euforia e utilizou de todos os meios de comunicação que pôde para dar a boa notícia e, com isso, gerou na população uma enorme expectativa. No decorrer do tempo, as chances de São Luís efetivar esta conquista foram se exaurindo pela falta de interesse ou de habilidade política da atual administração.
No campo político, mesmo sendo de oposição ao governo de Marconi Perillo, o prefeito de Paraúna parece ter sido mais hábil conquistando para o seu município uma empresa que deverá gerar ainda neste ano cerca de 450 novos postos de trabalho para a sua população. Em quase dois anos e meio de administração, Sandoval da Matta, que também foi adversário político de Marconi Perillo, ainda não conseguiu cumprir praticamente nada da promessa feita em sua campanha com relação à geração de empregos.
Se esta decisão se deu no campo político fica uma pergunta: Se o prefeito Sandoval tivesse apoiado Marconi Perillo nas eleições de 2010, São Luís teria perdido esta disputa com Paraúna?
Assinatura do contrato pelo governador (Confira a notícia dada pelo governo)
O governador Marconi Perillo assinou hoje, 28, o contrato para a instalação da nova fábrica da Hering em Paraúna. O acordo firmado entre Estado, município e a Hering propicia cerca de R$ 5 milhões em investimentos e geração direta de 450 empregos em Goiás. A empresa está presente em 40 municípios goianos e gera atualmente aproximadamente 7 mil postos de trabalho diretos. A estimativa é que a nova indústria seja inaugurada em julho.
A solenidade, realizada no Salão Verde do Palácio das Esmeraldas, contou com a presença do presidente da empresa, Fábio Hering; do secretário de Indústria e Comércio, Alexandre Baldy; do prefeito de Paraúna, Vicente Coelho de Moraes; além de deputados, vereadores e autoridades da região Oeste de Goiás. Hoje a Hering produz 140 mil peças por dia em unidades goianas. Segundo o presidente da empresa, a meta é aumentar a produção para 200 mil peças ao dia até o final do ano.
“A Hering é a empresa mais capilar instalada no Estado de Goiás, são quase 7 mil empregos gerados em 40 cidades”, comentou o governador. Por conta disto, Marconi Perillo afirmou que fez questão de visitar a diretoria da Hering em São Paulo no intuito de reconhecer a importância deste trabalho no Estado e pedir que dentro de seu planejamento estratégico e programa de expansão a empresa priorize Goiás levando empregos para mais cidades.
O governador ressaltou a colaboração da empresa principalmente nos municípios de pequeno porte. A geração de empregos nestas localidades impede o êxodo urbano (mudança da população do interior para os grandes centros). De acordo com ele, o Oeste goiano foi a região mais beneficiada com o crescimento da empresa em Goiás. “Esse é um trabalho fantástico, pois leva esperança, circulação de dinheiro e mercadorias e dignidade a milhares de famílias do nosso Estado”, argumentou Perillo.
O convênio firmado pela prefeitura de Paraúna cede à empresa um galpão de 24 mil metros quadrados por 30 anos, com isenção de IPTU neste mesmo período. A nova unidade vai atuar no corte de tecidos (talharia). Fábio Hering afirmou que Goiás é responsável pela maior parte da produção da empresa no país. “Estamos há 14 anos no Estado. Nos sentimos uma empresa de Goiás”, expôs. Além da geração de empregos a Hering garantirá aumento na arrecadação de ICMS.
Durante o evento o governador reforçou o pedido aos diretores da Hering para que ampliem a parceria com o Estado e municípios goianos, principalmente os menores. O prefeito de Paraúna agradeceu o apoio do Governo do Estado e ressaltou a importância da instalação da empresa no desenvolvimento da cidade. O secretário da Indústria e Comércio também comemorou o acordo firmado. “A Hering cumpre uma função socioeconômica para o Estado de Goiás muito grande. Ela realmente é uma grande parceira do Estado de Goiás e grande parceira do nosso Governo”, acrescentou Alexandre Baldy.
28/4/2011
Edivaldo Oliveira / Agecom
