A princípio, era um projeto simples. Mas com o grande apoio que vem recebendo, a Loja Maçônica Paz e Trabalho nº 86 acabou ampliando o projeto de panificação dentro da comunidade terapêutica Desafio Jovem, entidade que trabalha na recuperação de dependentes químicos. O que essa entidade vai ter é uma panificadora profissional.
Fator determinante para a ampliação do projeto foi, por exemplo, o apoio recebido da Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás (GLEG). A ação da maçonaria em Iporá chamou a atenção do Sereníssimo Grão Mestre Tito Amaral. De consentimento com demais, o Grão Mestre decidiu pelo envio de 18 mil reais para investimento nesta ação social de iniciativa da Loja Paz e Trabalho, que tem a frente o Venerável Mestre Valdeci Marques.
A obra que a maçonaria de Iporá (irmãos, cunhadas, sobrinhos e sobrinhas) desenvolve em favor da entidade de recuperação de dependentes químicos em Iporá, tem quatro objetivos: ocupação do tempo para eles enquanto se recuperam, aprendizado da profissão de padeiro, provimento de alimentos para a entidade e comercialização destes produtos, como forma de obtenção de renda para o Desafio Jovem.
A GLEG e mais de cem doadores já deixaram seu sinal de contribuição financeira para o projeto. Da parte da Maçonaria em Goiânia, o interesse pelo projeto de panificação é perceptível em gesto concreto. No dia 13 de maio passado, a obra do cômodo da panificadora, que estava ainda em fase inicial, recebeu a visita do Iminente Grão Mestre Adjunto, Irmão Mário Martins. Ele veio a Iporá para conhecer de perto o projeto que valoriza esta entidade em ação de recuperar do mundo das drogas tantas pessoas que querem dar rumo saudável para suas vidas. Irmão Mário Martins manifestou seu aplauso para a iniciativa da Loja Paz e Trabalho nº 86. O Iminente Grão Mestre Adjunto estava acompanhado de Marcos Ronaldo, também membro da Ordem Maçônica
Os maçons de Iporá estão gratos a GLEG e mais de cem doadores já listados nesta empreitada. Edificar o cômodo e adquirir os equipamentos de panificação é investimento de aproximadamente cem mil reais. A obra está em andamento e já foram obtidos cerca de 60 mil reais em doações. Ainda é preciso de mais recursos para a conclusão da obra e compra dos equipamentos de panificação. Para tanto, a busca de doações ainda é feita pelos maçons de Iporá. São irmãos, cunhadas e sobrinhos em busca da parceria com a comunidade.
Como doar?
A campanha teve início em 23 de março de 2021 com conta bancária que foi aberta especialmente para captar doações financeiras em qualquer valor e com o objetivo de se chegar a este objetivo de implantação do projeto. A conta bancária é no Sicredi. Depósitos podem ser feitos da seguinte forma: agência 3950 e conta 58799-0. As doações podem ser encaminhadas também pelo Pix cujo endereço é: desafiojovemipora@yahoo.com.br Concretizada a transação financeira o doador vai visualizar a conta que é em nome da Associação das Damas Maçônicas Filhas de Hiran.