
Em seus últimos dias a frente do comando do 12º BPM, o Tenente Coronel Francisco José Frazão fala do período em que esteve a frente da corporação, com uma ação do policiamento militar em 9 municípios da região.
Na entrevista exclusiva para o Oeste Goiano ele disse que sai pesaroso de que não conseguiu sensibilizar o poder público para mudanças no trânsito da cidade. Eram mudanças propostas que acredita que Iporá precisava, tendo em vista o número elevado de acidentes. Ele propôs a troca no sistema de estacionamento de carros em vias públicas. Por haver proibição federal para estacionamento ao lado de ilhas, quis que Iporá também adotasse a prática que é prevista em lei, ao lado dos passeios, tal como em outras cidades e para economia de espaços propôs que esse estacionamento fosse em estilo de escamas. E mais: sugeriu que se adotasse em Iporá o sistema de mão única, com vias para ir e outras para voltar. O comandante que deixa o cargo empreendeu uma luta para se exigir de condutores de ciclomotores de até 50 cilindradas documentação de habilitação do condutor e também documentos do veículo. Essa exigência encontrou oposição da Câmara de Vereadores, onde a regulamentação dessa lei foi reprovada.
Diante de frustrações das ideias que queria implantar no trânsito, o Tenente Coronel Frazão diz que sai pesaroso de Iporá, já que o poder público não quis fazer as mudanças. Mas diz que cumpriu seu dever. Lembra que é sempre assim nas cidades onde comanda a PM: sempre tenta promover as mudanças que julga necessárias. “Iporá é uma cidade com baixa criminalidade, o que falta é controlarmos um trânsito que tem acidentes acima da média”, diz ele, justificando que foi por isso que priorizou propostas de inovações para essa área.
Major Galdino está vindo para o Comando
De Aragarças, onde Comanda a PM, está vindo para Iporá o Major Galdino. A qualquer momento deverá ser datada a transmissão do cargo de comandante do 12º. BPM. O Tenente Coronel Frazão passa a ser corregedor da Polícia Militar em Anápolis, em cargo que já ocupou no passado. Mas até o mês de dezembro Frazão estará ainda muito presente na cidade em razão de compromissos familiares.
Falando de sua carreira militar, o Tenente Coronel Frazão lembra que comandar o 12º. BPM foi motivo de satisfação para ele, uma vez que tinha residido na cidade na década de 90, quando passou a ser um oficial militar e, vários depois, voltar como comandante, trouxe muita satisfação. Ele lembra que as ações de comando são passageiras e que foi importante ter atuado em prol da segurança de Iporá e mais 8 cidades circunvizinhas e que, se no trânsito não conseguiu motivar o poder público para as mudanças, internamente, na polícia, em ações administrativas, muito foi feito em um ano e cinco meses de trabalho.
Realizações do período do Comandante Frazão:
– Campanha de moralização do policial militar, exigindo de cada um que seja correto no plano pessoal, como porte de CNH para dirigir e honra aos compromissos do militar para com a sociedade.
– Redução de ocorrências policiais em cerca de 30%.
– Redução do tempo de resposta em chamadas da PM.
– Volta da atuação do GPT para ronda policial em área bancária.
– Implantação na PM de prática para que a ronda seja feita “dando KM e localização”, ou seja passou-se a exigir das viaturas que a cada 30 minutos estas informem os quilômetros rodados e o local onde está.
– Implantação por meio do Comando Estadual das pistolas Taizer de uso não letal.
– Reformulação da Banda de Música (ainda em andamento)
– Realização do Natal das famílias dos PMs em grande festa. Está organizada para este ano (segunda edição do evento) uma festa que vai sortear uma moto. O evento deverá ter um custo a ser pago mediante rifa no valor de 17 mil reais.
– Realização de palestras educativas em vários locais da cidade, principalmente em escolas.
– Implantação da “Ação Fecha a Cidade” pela qual repentinamente se fecha todas as entradas da cidade para treinar o policiamento para eventuais situações.
– Desmembramento de São Luís de Montes Belos que deixou de fazer parte do 12º. BPM e passou a ser uma Companhia Independente (20ª.).
– Volta do Comando Regional da PM para Iporá (estava em São Luís de Montes Belos).
– Implantação do Programa Vizinho Solidário.
– Volta do Proerd (Programa de Erradicação das Drogas) que consiste em palestras nas escolas de prevenção ao uso de drogas.