Mais uma vez Iporá sedia uma exposição nacional de orquídeas, sempre aberta para o país inteiro, mas com visitantes, principalmente, de cidades do centro oeste brasileiro, além de Minas Gerais. Ontem, sexta-feira, 28 e mais neste sábado e domingo, a cidade de Iporá sediará aquele que já será o 12º. Evento. São 12 anos de exposição, quando a cidade recebe os orquidófilos, aqueles que cultivam orquídeas e que, somados aos locais, fazem o acontecimento.
O povo de Iporá já se acostumou com este evento. Quase sempre, assim como também neste ano, é realizado no Espaço Verde, onde a pessoa encontra milhares de espécies, ali expostas e disponíveis para apreciação ou venda. Quem organiza o evento é o Núcleo Orquidófilo de Iporá (NOI), entidade que reúne os cultivadores. A cidade tem dezenas de orquidófilos. Entre estes há uma programação de palestras que permite a troca de experiências.
Relembrando a trajetória
Era o ano de 1999, quando Daniel Toledo e outros se uniram em prol do cultivo de orquídeas, da criação da entidade e da realização de um evento que acabou se firmando como aquele que dá referência para a cidade de Iporá no segmento de orquídeas. Doze anos depois, pode se dizer que a cidade de Iporá é importante centro de cultivo de orquídeas. Essa é uma planta muito importante na decoração de ambientes.