A partir desta segunda-feira, 26 e indo até o dia 30, acontece na Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Unu de Iporá com o tema “A Biologia em seus múltiplos olhares” O XI ENBIP (XI Encontro de Biologia de Iporá).
A partir desta segunda-feira, 26 e indo até o dia 30, acontece na Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Unu de Iporá com o tema “A Biologia em seus múltiplos olhares” O XI ENBIP (XI Encontro de Biologia de Iporá).
Segundo informação na página do evento no site da UEG. O ENBIP é um evento organizado pelos alunos de graduação da Universidade Estadual de Goiás (UEG), em Ciências Biológicas, tendo também o apoio de professores da unidade.
O objetivo consiste em chamar a atenção dos congressistas para as áreas afins da Biologia, revelando os diversos campos de atuação do biólogo/professor. Sabendo que a Biologia é uma ciência de extrema importância para a compreensão dos seres vivos e o meio, utilizada pelo homem para obter uma melhor relação entre o mesmo e o meio ambiente, seu estudo torna-se fundamental.
Neste o evento tentará fortalecer a interação entre os acadêmicos do curso e de outras instituições. Para isto pretende-se proporcionar maior conhecimento a respeito das áreas de estudo da biologia, dando-lhes oportunidades de optarem por área(s) que mais se identificam para aperfeiçoarem seus conhecimentos, interagindo por meio de minicursos, palestras e exposição de trabalhos. Fazendo com que estes também tenham contato direto com as práticas de algumas áreas desta ciência.
Minicursos
Dentre alguns dos minicursos que acontecerão durante o período vespertino citamos “Introdução a taxidermia.” Ministrado pela Prof.ª Dr.ª Teresa Cristina da Silveira Anacleto e Thaís da Costa Tavares (UNEMAT); “Germinação e crescimento inicial de espécies nativas do Cerrado.” Pela Profa. Drª. Vania Sardinha dos Santos Diniz (IF Goiano); “Pericia Ambiental.” Com o Perito Fabiano; “Anatomia aplicada à Necrópsia.” De David Hélio Borges; “Por que os ruminantes não competem diretamente com os seres humanos por alimentos?” e “Identificação de peixes de riachos do Bioma Cerrado.” – Msc. Thiago Bernardi Vieira e Msc. Poliana Mendes (UFG).
Palestras
Além da solenidade de abertura, prevista para esta noite de segunda-feira, 26, citamos as palestras “O Ato Pedagógico na Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas.” Pelo Prof. Especialista Iuri Stênio Rodrigues (IF Goiano); “Os recursos minerais de Iporá e região.” – Profº. Especialista Nelson Ribeiro Gomes (UEG); “Métodos alternativos para o controle de pragas.” Prof. Dr. Douglas Henrique Bottura Maccgnan (UEG); “Importância da Mata Ripária para manutenção da Biodiversidade.”; “Filosofia e Ciência.” – Profº. Especialista Márcio Rivair Guntijo; “Sugestões de uso das tecnologias no processo ensino-aprendizagem” – Profº. Especialista Murilo Ramos e, “Genômica, Proteômica e Bioinformática.”- Prof.ª Dr.ª Elisa Flávia Luiz Cardoso Bailão. UEG/UFG
Oficinas
As oficinas acontecerão no período matutino. São elas: “Bonsai: Técnicas de cultivo e ornamentação” e “Diafanização”.
Organizadores
Estão participando da organização do evento, as alunas do quarto ano, Aline Silva Teles; Benaya Nogueira Leles; Cláudia Meyre dos Santos Teixeira; Maiara Francielle de Mello Ribeiro. Do terceiro ano, Glenda Silva Santos, Jefferson Eduardo Silveira Miranda, Marina Oliveira Franco. Do segundo ano, José Firmino de Oliveira Neto, Camila Aline Romano. E do primeiro ano, Stella Kiara Moreira. Compõe o Comitê Científico Daniel Blamires, Douglas Henrique Bottura Maccagnan e Flávia Damacena.
Apoiadores do evento
Conselho Regional de Biologia da 4ª Região, Prefeitura de Iporá, Manancial Gráfica e Editora; Arte Pharma; horizonte confecções; Pepe farma; Nova Pharma, CSI; Cema; Lanche dois irmãos; Livrolândia; C&S informática; Casa da Peta; Nova onda FM e os vereadores Devaci Dias, Duílio Siqueira e Didi Coutinho. (João Batista da Silva Oliveira)