Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Conclusão do livro que contou a História da Assembleia de Deus

Depois de várias semanas, chegamos ao desfecho do livro QUANDO SAMAMBAIA PEGOU FOGO, de autoria de Moizeis Alexandre Gomis, o qual abordou em detalhes sobre a chegada da Igreja Assembleia de Deus na região do Oeste Goiano, destacando fatos e líderes, desde a primeira metade do século passado e incluindo reflexões sobre a religiosidade e a fé. Com este gesto o Oeste Goiano acredita ter contribuído mais uma vez na difusão da cultura local, enfocando um autor que é filho desta terra. Na próxima semana (sempre na segunda-feira) teremos em enfoque mais um autor iporaense.

CONCLUSÃO

Há, porém, muitas outras cousas que Jesus fez. Se todas elas fossem relatadas uma por uma, creio eu que nem no mundo inteiro caberiam os livros que seriam escritos. (Evangelho Segundo João 21.25)

A título de conclusão, é pertinente o esclarecimento de que os fatos históricos registrados nesta obra são, acima de tudo, um tributo a glória de Deus, por tudo o que ele realizou e tem realizado, durante mais de sessenta anos, através da Assembleia de Deus em Iporá, no centro-oeste goiano e em várias regiões do interior do Brasil, como resultado do maravilhoso avivamento pentecostal que teve início na Fazenda Samambaia, município de Aurilândia. Fenômeno espiritual através do qual Deus alcançou milhares de pessoas com sua superabundante graça salvadora. Muitas delas ainda vivem e são testemunhas oculares dos grandes feitos do Cristo ressuscitado, “aquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados” (Ap 1.5). A maioria, contudo, já foi recolhida, se juntando àquela “nuvem de testemunhas” que habita a glória celestial e aguarda a bem-aventurada ressurreição.

É oportuno também relembrar a hipérbole que o apóstolo usou no seu Evangelho, conforme o texto supraepigrafado, onde diz que nem mesmo o mundo todo caberia os livros, caso todos os milagres e feitos de Jesus fossem relatados. De igual forma, o que foi testemunhado, particularmente na segunda parte deste livro, representa apenas uma parte ínfima do que Deus realizou nestas seis décadas, desde o início do avivamento ocorrido na Fazenda Samambaia, em 1943, até o presente momento.

Os dez testemunhos miraculosos que foram registrados são apenas uma amostra do que Jesus Cristo pode realizar no mundo, quando seus seguidores vivem a fé pura e pregam o evangelho na graça e unção do Espírito Santo. O mesmo se pode dizer dos quatro exemplos de vidas narrados no Apêndice. Quando a Igreja se conduz na plena dependência do Senhor Jesus, sem fazer uso de expedientes artificiais, de modismos e inovações humanas, Deus se encarrega de operar maravilhas, não como prova de predileção por esse ou aquele pregador, ou por determinada denominação religiosa, mas para honrar sua palavra: “E eles, tendo partido, pregaram em toda parte, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra por meio de sinais, que se seguiam.” (Marcos 16.20).

Como historiador, afirmo que não foi tarefa fácil escrever sobre os fatos narrados neste trabalho histórico, principalmente quando se tratou da pesquisa oral, onde as contradições de informações exigiram atenção redobrada quanto à observação das normas metodológicas de estudos e pesquisas, a fim de que as múltiplas versões fossem criteriosamente checadas e prevalecesse, por fim, a verdade dos fatos. É pertinente também informar que, no que diz respeito aos acontecimentos de um passado distante, mesmo com todos os cuidados técnicos observados, é possível que eventuais equívocos e anacronismos tenham escapado à observação.

Outrossim, quando se escreve sobre fatos históricos relacionados com personagens ainda vivas ou que são do conhecimento de seus descendentes próximos, é inevitável que haja descontentamento. Isto decorre do fato de o historiador, que leva a sério o seu ofício, não se conduzir pelas emoções e simpatias pessoais, mas pela razão e com a maior isenção possível, na busca da verdade histórica. Procedimento este que pode, as vezes, desagradar os que estão acostumados com uma versão romântica tradicional, passada de geração em geração, onde os acontecimentos e personagens são pintados com as cores do heroísmo, o que faz tão bem ao ego e à vaidade humanos. Assim, o historiador, mesmo não tendo a intenção de desprestigiar quem quer que seja, inevitavelmente, não agrada a todos.

Se, porventura, alguém pensar que algo não ficou coerente com os fatos, cabe apresentar provas documentais mais plausíveis e irrefutáveis que as analisadas. A História é uma ciência, e ciência não se faz com opiniões e achismos, mas com fatos comprovados. Neste caso, as contribuições dos leitores constituir-se-ão em grande valia, no sentido de eventuais correções, podendo ser feitas através do envio de documentos, fotos e depoimentos escritos fidedignos, para o E-mail: magoipora@hotmail.com. Antecipadamente prestamos nossos agradecimentos.

 

FICHA TÉCNICA DO AUTOR:

1. FORMAÇÃO ACADÊMICA E TITULAÇÃO

GADUAÇÕES:

Em Teologia pelo Seminário Evangélico Betânia, SEB, Minas Gerais.

Em Teologia pela Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus – EETAD, Campinas-SP.

Bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica das Assembleia de Deus, FATAD – Brasília, DF.

Licenciatura Plena em História pela UEG, UnU de Iporá Goiás, antiga FECLIP.

PÓS-GRADUAÇÕES:

Titularidades:

Especialista em Docência Universitária – História do Brasil, pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC-GO.

Doutor em Ciência da Religião (Teologia) – em Filosofia Cristã, pelo Seminário Internacional de Teologia, Ituiutaba – MG.

CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL – CETEB – BRASÍLA-DF, TOTALIZANDO MAIS DE 1.200 HORAS:

• Psicologia para Quem Ensina: Teorias da aprendizagem e a interação professor-aluno e sua implicação no processo de ensino-aprendizagem.
• Estratégia de Ensino-aprendizagem.
• Interdisciplinaridade e Planejamento Integrado
• O Currículo Escolar e Aceleração da Aprendizagem.
• Pressupostos Filosófico-metodológicos.
• Métodos e Técnicas de Ensino.
• A Pedagogia do Sucesso – Uma prática pedagógica competente.
• A Comunicação em Sala de Aula: Desenvolvimento de habilidades de ensino.
• Reflexão sobre o Fazer Pedagógico.

2. ATUAÇÃO PROFISSIONAL

DOCENTE:

No Seminário Evangélico Betânia – Cel. Fabriciano, MG. – Teologia Sistemática e Novo Testamento. 1978 e 1979.

Na Universidade Estadual de Goiás – UEG, UnU de Iporá, 1997 a 2006. Nos curso de História e Geografia.

No Núcleo de Extensão da Faculdade Teológica das Assembleias de Deus, FATAD, em Iporá-Go., em diversas disciplinas, desde 2005 – 2012.

Na Rede Estadual de Educação – Em regime de Contratos Temporários, desde 1986. Como concursado, a partir de 1999. Atualmente na Escola Estadual Evangélica Betel – História, Educação Religiosa e Espanhol.

Na Rede Particular – No Colégio Exato, 1993 a 2005. História, Filosofia e Educação Religiosa e Espanhol.

ECLESIÁSTICA:

Pastor na Assembléia de Deus de Iporá-Go., nas Congregações do Bairro Mato Grosso, Setor Jardim Monte Alto e Vila Brasília, onde “jubilou” em 2010.

3. PRODUÇÕES BIBLIOGRÁFICAS.

• Vários artigos publicados no Jornal FOLHA REGIONAL – Iporá-Go.
• Súmula da História da Assembleia de Deus de Iporá – Site, www.adipora.com.

LIVROS PULICADOS:

• Uma Viagem no tempo de Pilões a Iporá. Goiânia: Nova Página – UEG, 2002.
• Quando a Samambaia Pegou Fogo (no prelo). Goiânia: Editora Kelps – 2012.

LIVROS INÉDITOS:

• Pentecostes no Coração do Brasil: Uma Cosmovisão da Assembleia de Deus em Goiás no Contexto do Fundamentalismo e Modernidade – Tese de Doutorado em Ciência da Região.
• Apenas Casados e Felizes: O casamento do jeito que Deus o vê na perspectiva de sua graça e da realidade humana.
• A Doutrina Pura da Salvação à Luz da Biblia: Sem a Herança da Teologia Católica Romana Agostiniana.

 

 

BIBLIOGRAFIA

AZEVEDO, Israel Belo de. O Prazer da Produção Cientifica. São Paulo: Hagnos, 12ª ed., 2006.

ALVES, Idalgisa Soares. Padre Wiro: Uma Vida a Serviço de Deus e dos Homens. Monografia de Conclusão de Curso de LPH, UEG, 2004.

BERG, Daniel. Enviado por Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 1979.

BÍBLIA ALMEIDA DE ESTUDO. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1995.

BÍBLIA DE ESTUDO NVI. São Paulo: Editora Vida, 2003.

BÍBLIA TRADUÇÃO ECUMENCA BRASILEIRA. São Paulo: Edições Loyola, 1994.

BORGES, Fernando Oliveira; MIGUEL, Vinícius Leonardo Alves. A Participação dos Evangélicos na Política Iporaense: 1948 – 1992. Monografia de Conclusão de Curso LPH em História – UEG, UnU de Iporá, 2005.

CHAUL, Nasr Fayad. Caminhos de Goiás: Da Construção da Decadência aos Limites da Modernidade. Goiânia: Editoras UFG/ UCG, 2997.

CESAREIA, Eusébio de. História Eclesiástica: Os Primeiros Quatro Séculos da Igreja Cristã. Rio de Janeiro: CPAD, 2ª ed., 2000.

CONDE, Emílio. O Testemunho dos Séculos. Rio de Janeiro: CPAD, 2ª ed.,1983.

______, Pentecoste Para Todos. Rio de Janeiro: CPAD, 5ª ed., (sem data).

ARAÚJO, Israel de (Org.). Dicionário do Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.

FERREIRA, Manoel. Cidadania Pé no Chão. Rio de Janeiro: Betel, 2005.

FINNEY, Charles. Teologia Sistemática. Rio de Janeiro: CPAD, 2001.

GEISFER, L. Norman. Ética Cristã: Alternativas e Questões Contemporâneas. São Paulo: Nova Vida, 2002.

GOMIS, Moizeis Alexandre. Uma Viagem no Tempo de Pilões a Iporá. Goiânia: Nova Página, 1998.

MACALÃO, Paulo Leivas. A Chamada Que Deus Confirmou. Rio Janeiro: CPAD, 1983.

NOLETO, J. Fernandes. Frutos de Uma Promessa. Goiânia: Casa do Livro, 2005.

RICHARDSON, Dom. O Totem da Paz. Belo Horizonte: Editora Betânia, 1978.

_________, Fator Melquisedeque: O Testemunho de Deus nas Culturas Através do Mundo. São Paulo: Vida Nova, 1991.

SANDERE, J. Oswald. Paulo, o Líder. Flórida-EUA: Editora Vida, 1992.

SANTOS, José Conceição dos; OLIVEIRA, Laurison Antonio de. História da Assembleia de Deus de Iporá: Nos Últimos 20 Anos. Monografia de Conclusão de Curso de Licenciatura Plena em História – UEG, 2001.

SANTOS, Divino Gonçalves dos. Eu e Você. Taguatinga-DF: Divino Produções, 1995.

SANTOS, Amador Carlos dos. Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Goiás. Goiânia: Kelps, 1992.

______, Um Pioneiro da Fé. Goiânia: WM Editora Ltda, 2008.

WALKER, W. História da Igreja Cristã. São Paulo: JUERP, 2ª ed.,1980.

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

iron-campos-filho
Iron é eleito com votação recorde de sindicalizados
nota-equa
Temporal foi razão para falta de energia, justifica Equatorial
WhatsApp-Image-2025-01-13-at-05.52
Comunidade rural fica quase 4 dias sem energia elétrica
WhatsApp-Image-2025-01-05-at-10.17
Bula do iporaense C. William é o site mais acessado em Goiás. OG em 14º
equatoeial
Confira o cronograma de manutenções programadas desta semana
iron-campos-filho
Iron é eleito com votação recorde de sindicalizados
nota-equa
Temporal foi razão para falta de energia, justifica Equatorial
WhatsApp-Image-2025-01-13-at-05.52
Comunidade rural fica quase 4 dias sem energia elétrica
WhatsApp-Image-2025-01-05-at-10.17
Bula do iporaense C. William é o site mais acessado em Goiás. OG em 14º
equatoeial
Confira o cronograma de manutenções programadas desta semana