Foi realizada no dia 14, no salão do Peti, a I Conferência Municipal de Cultura. A realização foi da Secretaria de Educação e Cultura e do Conselho Municipal de Cultura. O objetivo deste encontro foi colher sugestões dos artistas de Iporá e ativistas culturais para Conferência Estadual de Cultura que acontecerá brevemente em Goiânia. O evento contou com a presença de artistas locais, universitários e representantes de diversos segmentos da sociedade iporaense.
A programação foi a seguinte: apresentação do Conselho, leitura do regulamento, palestra com David Cândido Furtado sobre o sistema estadual e municipal de cultura. As tarefas foram divididas em 6 grupos identificados por cores:
– 1° Conselho de Política Cultural (coordenador: Adeli Melo)
– 2° Plano Estadual e Municipal de Cultura (coordenador: Willian Gonçalves)
– 3° Sistema Setorial de Cultura (coordenador: David Furtado)
– 4° Fundo Estadual de Cultura (coordenadora: Tatiusse, da Secretaria de Educação)
– 5° Lei de Incentivo (coordenadora: Rute Cabral)
– 6° Economia criativa (coordenadora: Jane Marra).
Através destes grupos, houve mais sugestões para o plano estadual e municipal e voltou-se para a apresentação dos grupos, com sugestões sendo votadas em plenárias.
Foram eleitos 7 delegados para a Pré Conferência Estadual a ser realizada nos dias 15, 16 e 17 de junho, em Goiânia. Quatro dos escolhidos são da sociedade civil; 3 do poder público. São eles: David Furtado, Vilma, Tatiusse, Adeli Melo, Willian Gonçalves, Daiane e Edilson.( adriana Oliveira Marques)
Secretária de Educação Rute Cabral faz abertura da Conferência de Cultura.
Importantes nomes da cultura local participaram do evento